Primeira interrupção de gestação em PE

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de legalizar a interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos reacendeu a esperança de uma mãe pernambucana, que pode ser a primeira mulher do estado a viver a experiência por decisão própria, sem a autorização do juiz. Aos 30 anos de idade, a camareira, que teve a identidade preservada, recebeu a notícia da primeira gravidez. Junto à descoberta, vieram os planos dela, da família e dos amigos. Mas, depois de 16 semanas de gestação, o diagnóstico de anencefalia foi recebido com tristeza e decepção por todos. Depois de conversas com familiares, a mãe decidiu interromper a gravidez. Desde a última semana ela espera um parecer judicial. Porém, caso a nova lei que prevê o aborto legal seja homologada no Diário de Justiça na próxima segunda-feira, ela já estará apta a realizar o procedimento.

A mãe sabe que pode ser um marco no País e está certa da decisão. “Se eu pudesse, eu teria tirado a criança no dia em que soube da doença. É uma situação de muito sofrimento para a mãe. Eu quero resolver tudo o mais rápido possível. Com a aprovação dessa lei, espero que não demore tanto tempo”, disse. Caso a decisão seja publicada no Diário de Justiça já na segunda-feira, ela se diz pronta para a cirurgia. “Eu não tenho dúvidas que vai ser o melhor. Além da minha dor depois dessa escolha, estou enfrentando muita burocracia. Tudo parece pior, mas tenho o apoio da minha família e quero engravidar novamente”, comentou. No caso da camareira, o procedimento, que será realizado em uma maternidade pública da Zona Norte do Recife, começará com a indução do parto por medicamento, seguida da curetagem.

Nas três maternidades da rede municipal de Saúde do Recife devem ser realizadas ainda na próxima semana capacitações com os profissionais acerca da nova lei.
Mas, apesar da decisão do STF, o médico obstetra ainda tem garantido o direito de se negar a realizar o aborto legal. Segundo o ginecologista e vice-presidente da Febrasgo, Olímpio Moraes, nesses casos, há o conflito de dois direitos. “Nós temos o direito de qualquer humano, da objeção de consciência, quando o médico, por algum motivo pessoal, opta por não fazer o procedimento. Mas, ao mesmo tempo, temos o direito à saúde, que também é de todos”, explicou.

Segundo Moraes, apenas os obstetras podem se recusar a realizar o aborto e, somente em casos que não envolvam a urgência e o risco de morte. “Anestesistas, enfermeiros, circulantes, todos aqueles que têm relação paralela com o procedimento não podem se recusar a fazê-lo. Os obstetras também não podem se recusar nos casos em que a mãe, por uma cardiopatia, hipertensão, derrame, ou outro agravante, corra risco de morte”, frisou.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.