Problemas no site do Nota Legal ameaça credibilidade de contribuintes

Elizabeth de Lima: "Acredito no serviço (do Nota Legal) e acho que as pessoas devem fazer o mesmo"

As falhas no sistema do Nota Legal ameaçam a credibilidade de uma iniciativa que, apesar de todas as queixas, mudou a maneira de o brasiliense lidar com o documento fiscal. No dia seguinte ao anúncio da maior trapalhada desde o início do programa, especialistas avaliam que a necessidade de indicar novamente o uso dos créditos revela falta de investimento e despreparo na manutenção do sistema. A Secretaria de Fazenda não se pronunciou sobre o caso, mas, na manhã de ontem, durante a criação do comitê executivo que vai monitorar o tombamento da capital, o governador Agnelo Queiroz (PT) considerou a situação inadmissível e afirmou que os responsáveis pela pasta têm condições de apresentar uma solução para o impasse.

O site oficial do programa (www.notalegal.df.gov.br) continuará fora do ar até a próxima segunda-feira, quando começa a contar o novo prazo para indicação da transferência dos créditos. Os 83.431 contribuintes que tinham definido como usariam os descontos em 2012 precisarão refazer o processo. A secretaria divulgou a medida orientada pela área de tecnologia, que alegou necessidade de “aumentar a segurança” do procedimento iniciado no dia 15 deste mês. No começo da semana, um cabo de fibra óptica da Telecom, operadora contratada pelo órgão, rompeu e afetou o sistema.

Na opinião de especialistas, a falha no programa Nota Legal reflete a precariedade do sistema de informática da Secretaria de Fazenda, apesar dos investimentos do último ano, inclusive com a inauguração de um datacenter. Assim que assumiu o cargo, em janeiro de 2011, o ex-titular da pasta, Valdir Simão, disse que o risco era de “apagão total”, o que comprometeria toda a gestão do governo. Representantes da área de tecnologia da informação sustentam que o problema no sistema esta semana reforça a necessidade de mais investimento em pessoal e equipamentos.

Sócio de uma empresa de engenharia de redes há seis anos no mercado de Brasília, o cientista da computação Bruno Mota diz que a necessidade de repetir a indicação dos créditos configura uma falha “inconcebível e injustificável”. “Estamos falando de um sistema muito crítico, que mexe com muita gente e muito dinheiro. Não pode ter uma falha dessas”, comentou ele, que acredita em uma junção de pouco preparo da equipe e falta de investimento.

O sistema do Nota Legal é aparentemente simples, na avaliação de Rodrigo Jonas Fragola, vice-presidente de Inovação e Tecnologia de uma empresa do ramo. Ele acredita que uma falha de manutenção pode ter ocasionado o problema. “Todo sistema está sujeito a falhas, mas elas têm de gerar ações corretivas para evitar que voltem a acontecer”, alertou. Um sistema simples, completo, tem um prazo médio de maturação de seis meses. O Nota Legal foi lançado no segundo semestre de 2009.

Desconfiança
Há dois anos cadastrada no programa, a administradora Elizabeth Garcia de Lima, 56 anos, está esperançosa de que a falha será resolvida. “Acredito no serviço e acho que as pessoas devem fazer o mesmo. Esse erro certamente será corrigido”, afirmou ela, que, no ano passado, garantiu R$ 380 de desconto. Com o resultado, ela passou a pedir sempre a Nota Legal. Porém, questiona o acompanhamento virtual do registro das notas. “Fico muito desconfiada desse ambiente on-line. Por isso, não reclamo quando uma compra não é cadastrada”, justificou.

A Secretaria de Fazenda garante que as informações processadas não foram perdidas com a falha desta semana. “Não é possível que dê errado. Eles devem ter tudo registrado em algum lugar. Caso contrário, não terei mais os comprovantes para apresentar”, diz, preocupada, a advogada Andressa de Paula, 25 anos. Para a aposentada Zuma Leite, 65 anos, são os problemas mais antigos que tornam o sistema do Nota Legal frágil. Ela sugere que o governo faça uma lista das empresas que, com frequência, não repassam os dados das notas. “Tem alguma coisa errada”, reforçou.

A decisão de alterar o cronograma — o prazo final para indicar os créditos termina no dia 29 próximo — provocou a reação dos participantes e do próprio governador. “(A situação) não é admissível”, disse. À tarde, a Secretaria de Comunicação do GDF ponderou que Agnelo confia na equipe da Secretaria de Fazenda e no programa Nota Legal.

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.