Procon-PE registra quase mil queixas de serviços de telefonia em 3 meses

De janeiro a março, o Procon Pernambuco recebeu 998 queixas dos serviços das empresas de telefonia. São mais de 300 queixas por mês de cobrança indevida, gente que não consegue falar ao celular e dúvidas sobre valores cobrados pelas empresas.

“Foi detectado no ano passado mais de 3,3 mil queixas só contra telefonia e, esse ano, quase mil. Agora são serviços como cobrança indevida, abusiva, contrato, rescisão, alteração unilateral, vício de qualidade que é a má execução do serviço, serviços não fornecidos, dúvidas sobre cobrança, valor e reajuste de contrato, orçamento. […] Eles vêm aqui na tentativa de não poder pagar a conta, fazer com que o Procon faça a intermediação e a gente possa fazer um acordo com relação ao valor devido. Tudo isso pode ser feito aqui no Procon”, afirma o coordenador geral do Procon, José Cavalcanti de Rangel Moreira.

O coordenador falou também que o atendimento aos consumidores é rápido. “Muita gente pensa que o atendimento é demorado. O consumidor pode ter essa concepção que é totalmente equivocada. Nós, no ano passado, tivemos uma média de 82% de acordos realizados dentro dos Procons, o que significa que a cada 100 problemas do consumidor, 82 foram, de fato, resolvidos. Ele consegue prestar a queixa rapidamente, pois nós estamos melhor estruturados e a gente tem certeza de que a tendência – e essa é uma tendência nacional – é que as empresas se conscientizem e façam logo o acordo, porque não é interessante para a empresa ou qualquer fornecedor de bens e serviço constar no cadastro das reclamações fundamentadas”, acrescenta.

As quatro principais operadoras de celular e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é a agência reguladora da telefonia, responderam sobre as reclamações. A assessoria da TIM enviou uma nota por e-mail informando que a empresa vem realizando investimentos para atender às expectativas dos clientes e aprimorar os serviços prestados. A empresa afirmou que investiu R$ 80 milhões no ano passado e conseguiu aumentar em 66% a capacidade da rede de telefonia. Para os próximos dois anos, a TIM pretende fazer novos investimentos no estado.

A Claro explicou que investe constantemente em qualidade e expansão da rede. A operadora diz que está comprometida em oferecer qualidade de atendimento para os clientes. A Claro informou ainda que, recentemente, lançou uma tecnologia para permitir melhor acesso à internet.

Em nota, a Oi informa que está investindo na instalação de novas torres de transmissão, reforçando e melhorando cobertura no estado, mas explicou que enfrenta dificuldades por conta das legislações municipais, que restringem algumas intervenções. Já a Vivo diz que sempre investe na ampliação da capacidade de rede oferecida aos clientes. A empresa informou que está presente em 92 municípios, dos quais 89 contam com o sinal de terceira geração, o 3G.

A Anatel informa que são feitas fiscalizações quando são registradas denúncias ou reclamações por parte de clientes ou órgãos públicos. A Anatel diz também que analisa os dados enviados pelas operadoras e faz testes em campo para avaliar a qualidade do sinal.

De acordo com o Procon-PE, localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 141, bairro de São José, em frente à Casa da Cultura, as queixas são registradas em poucos minutos. O órgão funciona das 8 às 12h. Em sete dias, a empresa é chamada para o acordo com o cliente.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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