Produção cinematográfica de Pernambuco está em alta
Nos próximos 30 dias, diretores, produtores, roteiristas e aspirantes a um lugarzinho ao sol no cinema pernambucano vão disputar R$ 11,5 milhões do Edital do Audiovisual do Funcultura (Fundo Pernambucana de Cultura). Com esta grana preta, mais uma leva de longas-metragens serão gestados. Em breve, vão se juntar à expressiva produção do biênio 2010/2011. Sete longas já estão prontos para alcançar o concorrido mercado exibidor no decorrer de 2012. Paralelamente, outros sete estão em finalização e a um passo para iniciar o percurso dos festivais de cinema no Brasil e no exterior.
É um número expressivo e inédito, que coloca Pernambuco entre os principais centros produtores de cinema do País. O salto quantitativo da produção local também foi acompanhado pela qualidade dos longas. A maior prova é a excelente participação no Festival de Roterdã, na Holanda, que vai receber quatro filmes pernambucanos. A partir do dia 25 deste mês, críticos, distribuidores e espectadores de todo o mundo estarão atentos às exibições de O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho; Febre do rato, de Cláudio Assis; e As hiper mulheres, que tem o pernambucano Leo Sette entre seus realizadores. De quebra, ainda será exibido o curta Praça Walt Disney, de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro, que acabou de ganhar o prêmio de melhor curta-metragem concedido pela Abraccine (Associação Brasileiro de Críticos de Cinema).
Entre os sete longas que estão em finalização alguns devem começar a carreira pelos festivais ainda este ano. Um deles é A luneta do tempo, que o cantor Alceu Valença concluiu filmagens no ano passado e agora luta para finalizar. Outro é Era uma vez Verônica, de Marcelo Gomes, que está em plena fase final e deve ganhar sua primeira cópia em abril. O produtor João Vieira Jr., da Rec Produtores, acredita que o lançamento de Era uma vez Verônica acontecerá no final do ano. “Agora, estamos concorrendo ao Edital do Funcultura para conseguir a verba de distribuição. A partir da recepção nos festivais, partiremos para uma estratégia que beneficie o filme”, adiantou.
Fonte: Jornal do Commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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