Professores em greve vão levar contraproposta ao governo federal

Os professores em greve das universidades federais vão apresentar uma contraproposta ao governo federal na reunião que vai ocorrer na próxima segunda-feira (23). A informação foi divulgada por representantes dos professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do ABC (UFABC) em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (20).

Os docentes estão em greve há mais de dois meses, exigindo reajuste salarial e reestruturação da carreira, entre outras pautas. O Ministério do Planejamento havia apresentado um plano em que prevê aumentos de até 45% nos salários dos professores. Representantes dos docentes classificaram a proposta como “enganadora” e “mentirosa”. “A gente fez os cálculos e não tem nada disso. O primeiro aumento começa a valer daqui a um ano, em 2013”, afirma Giorgio Romano, professor da UFABC.

Segundo dados apresentados na coletiva, os reajustes vão variar de 0,16% a 6,91% entre os nove níveis da carreira, se for descontada a inflação entre 2010 e 2015, prazo considerado pelo governo federal para a implementação do reajuste. Quatro dos níveis da carreira de docente acabariam perdendo com o aumento, se considerada a projeção de inflação de 35,5% no período, segundo média de dados do Banco Central e índices do Dieese, reunidos pelos docentes. Para Romano, “o governo está vendendo gato por lebre”.

A contraproposta vai seguir a mesma linha do que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) havia apresentado anteriormente ao governo, afirma o professor Denilson Cordeiro, do campus Diadema da Unifesp.

“A partir de amanhã e até o final de domingo, o Andes vai discutir e elaborar uma contraproposta levando em conta as assembleias locais”, diz Cordeiro. Segundo a professora Marcia Jacomino, também da Unifesp, “várias seções [do Andes] estão dizendo quais pontos podemos negociar e quais não negociamos.”

Para a professora Virginia Junqueira, presidente da Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp), os pontos mínimos para negociar uma saída da greve incluem não haver perdas salariais considerando a inflação; não haver variação salarial muito díspar nos degraus da carreira; não haver limitação ao número de professores que podem se tornar titulares; entre outras questões.

Os docentes ressaltam que a análise de uma proposta do governo ou a discussão sobre sair da greve dependem das decisões tomadas pelas assembleias dos professores.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.