Programa do Inmetro vai estabelecer eficiência energética para microcomputadores

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vai  lançar no mercado, até março deste ano, programa destinado a estabelecer níveis de segurança e de eficiência energética para microcomputadores.

O regulamento foi enviado à consulta pública e recebeu comentários de fabricantes da China, União Europeia e dos Estados Unidos. Essa foi a segunda vez que um regulamento do Inmetro recebeu comentários de outros países. O caso anterior foi a regulamentação de brinquedos, lembrou o chefe da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster.

A medida, disse ele, está ligada à quantidade crescente de computadores nas residências brasileiras. Será objeto da medição o conjunto de equipamentos de informática e não peças isoladas, esclareceu Kuster.

A ideia inicial é tornar a norma voluntária. Gustavo Kuster ponderou, entretanto, que a adesão à medida poderá tornar-se compulsória, diante da edição, no ano passado, pelo Ministério do Planejamento, de instrução normativa que estabelece que as licitações de produtos de informática dos órgãos públicos devem dar prioridade a equipamentos que receberam o selo do Inmetro de segurança e de eficiência energética. “O maior comprador de qualquer  país do mundo sempre é o governo. Aí, um programa nosso, que é voluntário, passa a ter esse peso”.

O Inmetro deverá baixar ainda, ao longo de 2012, normas para medição do consumo de energia de televisões no modo on, isto é, quando os aparelhos estão ligados, da maneira como vem sendo feito para aparelhos no modo espera (stand by). Serão objeto da publicação também os aparelhos de vídeo e som nos modos on e stand by. “Se  for contar, em uma casa em que moram  duas ou três pessoas, a média é dez equipamentos  no modo stand by, por baixo”, disse Kuster.

O instituto pretende também começar  a etiquetar caixas de TV a cabo, que são “outros grandes consumidores de energia”, além de passar a avaliar o nível de ruído de vários aparelhos, entre eles geladeiras e equipamentos de ar-condicionado.

O Inmetro passará a avaliar ainda este ano, de forma classificatória, o consumo de água de equipamentos em geral, como o sistema de descarga e torneiras. Para Gustavo Kuster, isso é “um pouco mais complexo, porque requer estudo para saber a quantidade suficiente de água para lavar a mão, tomar banho, por exemplo”.

Ele lembrou que o aparelho mais eficiente requer pesquisa e investimentos. “Se o consumidor não está sabendo, por que a indústria vai se interessar em buscar?”, indagou. A etiqueta do Inmetro tem a característica também de indicar à indústria um caminho para buscar produtos mais eficientes, acrescentou Kuster.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.