Projeto vai capacitar 1,8 mil
Estão abertas as inscrições para o preenchimento das 1,8 mil vagas para o Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) durante o 13º Congresso Estadual de Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro).
O projeto, que visa atender 14 ocupações, tem o intuito de fomentar o setor e capacitar empreendedores individuais, trabalhadores autônomos e empreendedores informais.
Segundo a secretária executiva de Fomento ao Empreendedorismo da STQE, Ana Cláudia Dias, o IDEIA visa estimular a formalização e capacitar o empreendedor para o mercado. “Eles podem se inscrever pelo site (www.stqe. pe.gov.be) ou telefone (3183-7252). O período de inscrição vai durar até o preenchimento das vagas estipuladas pelo edital – divulgado ontem no Diario Oficial – e das vagas do cadastro de reserva (correspondendo ao montante de 900)”, orienta.
Realizado pelo Governo do Estado, através da STQE, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) e com o apoio da Femicro, o projeto, previsto para começar em setembro, tem prazo final em fevereiro do próximo ano. “Começamos com a capacitação em gestão e empreendedorismo para que possam conhecer o projeto. Queremos que entendam de forma bem detalhada o projeto.
Contudo, somente após a palestra é que ele (o empreendedor) de fato estará vinculado ao projeto, para que seja realizada a matrícula. A próxima etapa é a própria capacitação”, enumera Ana Cláudia. Para ela, a orientação vai possibilitar que os empreendedores tenham acesso ao crédito e aos serviços financeiros.
“Iremos realizar diversas ações, como acesso ao crédito, capacitação e seminários. O nosso objetivo também é levar instituições que possam apoiá-los na continuação do trabalho”, reafirma. As capacitações de aperfeiçoamento profissional serão feitas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), assim como a parte de gestão e empreendedorismo receberá orientação do Sebrae, apoiado pela Femicro.
De acordo com a secretária, os candidatos precisam preencher alguns requisitos. “É preciso ser maior de 18 anos, ter habilidade com a escrita e leitura, estar atuando como empreendedor, autônomo ou como empreendedor informal e não ter carteira assinada”, enfatiza.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário