Promotoria e Hopi Hari negociam acordo e parque deve fechar por dez dias para perícia

O Ministério Público e a defesa do parque Hopi Hari, onde uma adolescente morreu ao cair de um brinquedo na última sexta-feira (24), negociam um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) pelo qual o parque deve ficar fechado por 10 dias.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, a promotora do consumidor Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira vai se reunir com representantes do parque na tarde desta quinta, e após a assinatura do acordo, o parque fechará “para perícia em todos os brinquedos”.

O R7 tentou entrar em contato com o advogado que representa o Hopi Hari, Alberto Toron, mas sua secretária informou que ele não poderia falar com a reportagem pois estava dirigindo. A assessoria de imprensa do parque não confirmou o fechamento e disse que se pronunciará apenas por meio de nota.

A cadeira em que a adolescente despencou e morreu estava inoperante há dez anos, de acordo com o promotor do caso, Rogério Sanches. Segundo ele, o fato comprova que houve falha humana no caso.

– Essa cadeira estava inoperante havia dez anos, tiraram a bobina que energizava a trava. No dia, alguém acionou manualmente as travas, equivocadamente ou não.

De acordo com o promotor, não houve erro na perícia.

– [ O fato] comprova falha humana. Houve uma negligência no grau máximo. A cadeira naturalmente não funcionaria. Alguém acionou manualmente a cadeira.

Uma nova perícia foi feita na quarta-feira (29) no brinquedo La Tour Eiffel. Uma tia levou uma foto que mostra que a garota estava sentada em uma cadeira na ponta, e não no segundo lugar, como o parque havia informado inicialmente.

A perícia feita pelo Ministério Público e pela Polícia Civil e apontou que o assento realmente apresentou problemas. De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Álvaro Santucci Noventa Júnior, quando o brinquedo começa a funcionar a trava se levanta e depois e depois abaixa fortemente.

Em seguida ao acidente, o parque informou que o assento da ponta, o mesmo que a garota estava sentada, estava interditado há anos e não foi usado. O advogado de dois funcionários do parque de diversões Hopi Hari, Bechir Ale Júnior, disse que seus clientes afirmam que a cadeira do brinquedo em a menina morreu estava quebrada e que o fato foi comunicado aos responsáveis pela atração.

– Eles estavam no momento, detectaram o defeito, que foi avisado e ignorado.

De acordo com o advogado, “era notório e de conhecimento de todos que o brinquedo não poderia operar”. Segundo Ale Júnior, o problema na trava da cadeira foi informado aos superiores 15 minutos antes dela começar a funcionar. Mesmo assim, a adolescente que morreu foi autorizada a sentar no assento defeituoso.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.