Proncon adia provisoriamente fechamento de agências bancárias
O cenário desta quarta-feira (21), Dia Nacional de Segurança nos Bancos, ainda não é de fechamento das agências que descumprem as normas de segurança. Os bancos solicitaram um aumento do prazo para realizar as questões pendentes. Acatando o pedido, a Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e o órgão de Proteção ao Consumidor (Proncon) do Recife estenderam a data limite para a próxima segunda-feira (26). Na data, a Promotoria de Justiça do Ministério Público (MPPE), através do promotor Ricardo Van Der Linden, redefine um novo termo de ajustamento de conduta para cumprimento das interdições caso ainda existe irregularidades.
De acordo com a diretora do Procon, Cleide Torres, a promotoria resolveu acatar, junto ao órgão municipal, a solicitação feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para priorizar a regulamentação. “Se os bancos realmente querem seguir as normas, nós damos o prazo. Afinal, o objetivo da ação não é apenas interditar, mas sim que a população seja beneficiada e atendida com qualidade”, disse.
No entanto, o adiamento do prazo não significa motivo para as instituições financeiras relaxarem. A diretora já garantiu que, até a próxima semana, se não houver adequação às normas, os fechamentos vão seguir adiante. “Na sexta-feira (23), nós vamos nos reunir novamente para formular o novo termo de ajustamento, que vai ser entregue ao promotor na segunda (26). Se no dia seguinte não vermos as mudanças requisitadas vamos prosseguir na ideia de fechar as agências”, afirmou Cleide.
A fiscalização de agências começou no dia 13 de fevereiro e detectou 26 bancos em descordo com os requisitos básicos de segurança. Através de uma ação civil pública, o MPPE expediu um mandato para o fechamento das instituições que estejam em desacordo com a lei, que prevê segurança para funcionários e clientes das unidades bancárias.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário