Protesto de motoboys no Rio foi mantido para cumprir agenda, diz sindicato
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O protesto de motoboys que deu um nó no trânsito do Rio na manhã desta sexta-feira, e ainda prejudica o fluxo de veículos na cidade, poderia ter sido evitado. Segundo o diretor executivo do Sindicato dos Empregados Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Matos, a entidade estava ciente do adiamento da aplicação da lei que regulamenta a atividade dos profissionais, mas disse ter levado a manifestação adiante por uma questão de agendamento, e para tornar pública a insatisfação da categoria. Matos pediu desculpas à população pelos transtornos causados no trânsito. Os manifestantes, que se concentraram por volta das 7h na esquina da Rua do Matoso, em frente à Praça da Bandeira, saíram em comboio pelo Centro do Rio e pela Zona Sul, dando um nó no trânsito.
– O governo nunca quis nos atender e ainda criou esse monstro sem cabeça. Queriam que fizéssemos um curso de direção defensiva, mas nenhuma empresa se adequou para oferecer. E o prazo para fazer as aulas terminaria neste sábado. Felizmente, conseguimos essa prorrogação para 2013, mas ainda precisamos nos reunir com o governo para tratar de questões da categoria – defendeu Matos.
Veja imagens do protesto realizado pelos motoboys.
Pela manhã, cerca de três mil motoboys, segundo a Polícia Militar, seguiram em comboio pela Avenida Presidente Vargas até a Rio Branco, engarrafando a região do Centro. Houve reflexos na Zona Norte, até a Rua São Francisco Xavier. O grupo foi até a Candelária, onde o movimento foi desfeito. No entanto, alguns motoboys seguiram para Laranjeiras, deixando o tráfego parado no Túnel Santa Bárbara.
Os manifestantes ocuparam uma faixa da Rua Pinheiro Machado, na altura do Palácio Guanabara, entre às 9h20m e 10h, deixando apenas uma faixa liberada para o tráfego. Para evitar que mais motoristas ficassem presos no Santa Bárbara, a CET-Rio fechou o Elevado 31 de março na altura do Sambódromo até as 10h. Na saída do túnel para Laranjeiras, o acesso para o Viaduto Engenheiro Noronha, que liga o túnel à Pinheiro Machado, também ficou fechado, com o tráfego sendo desviado para a Rua das Laranjeiras.
O trânsito ainda está lento no sentido Zona Sul do Túnel Santa Bárbara e da Rua Pinheiro Machado. A opção para quem sai do Centro rumo à Zona Sul é seguir pelo Aterro do Flamengo e pelo Túnel Rebouças, que têm fluxo bom.
Os motoboys protestam contra o cumprimento da resolução 350/2010, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a profissão e os obriga a fazer curso de direção defensiva, assim como a utilizar novos equipamentos de segurança. Eles reclamam, ainda, da alta taxa cobrada para a instalação de placa vermelha no veículo e da falta de oferta de curso de aprimoramento, exigido pelas novas regras.
– Nossa categoria não tem reajuste de salário há 14 anos. Não temos como arcar com os custos para instalação da placa vermelha nem como fazer o curso exigido pela nova lei, que só tem em São Paulo – argumentou o motoboy Rafael Mouron Lombardo.
Segundo o presidente da Associação de Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Aloísio César Braz, o protesto dos motoboys é infundado, uma vez que a categoria já conseguiu junto ao Conselho Nacional de Trânsito uma prorrogação do prazo de estabelecimento das novas regras.
– Assim vamos ter tempo para cobrar do Detran a criação desse curso para a categoria. Além disso, conseguimos que outras empresas habilitadas pelo Denatran possam oferecer as aulas – detalhou Aloísio.
Os motoboys protestaram também na Grajaú-Jacarepaguá, onde chegaram a tentar fechar a estrada. Mas o grupo seguiu até a Praça da Bandeira, deixando o trânsito muito lento.
Ciclista morreu atropelado durante a madrugada
Por volta das 4h desta sexta-feira, um ciclista foi atropelado na Avenida Beira Mar, altura da Praça Luís de Camões, na Glória. O homem, ainda não identificado, morreu no local. Devido ao acidente, duas faixas do sentido Centro da via ficaram fechadas até as 8h30m, o trânsito ficou lento no trecho. Quem segue para o Centro tem como opção o Aterro do Flamengo, que tem fluxo bom.
Na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, um motociclista ainda não identificado foi atropelado por volta das 5h30m, na altura da Rua Bartolomeu Mitre. O homem sofreu ferimentos leves e foi encaminhado pelos bombeiros para o hospital Miguel Couto.
Fonte: O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário