ProUni fecha inscrições com recorde de 1,2 milhão de candidatos
As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos), encerradas nesta quinta-feira (19), resultaram em 1.208.398 candidatos participantes. A primeira chamada dos convocados para bolsas de estudo em universidades particulares está prevista para domingo (22), segundo o MEC.
Os candidatos concorrem a 195.030 bolsas de estudo –98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade– em 1.321 instituições de todo o país.
O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita até três salários mínimos.
O número de candidatos, o maior já registrado na história do programa, criado em 2004, supera os 1.048.631 do processo de 2011, até então a maior marca. Cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos, indicando sua prioridade. Dessa forma, o número de inscrições chegou a 2.323.546.
Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.
O Estados com maior número de inscritos foi São Paulo, com 211.431 (veja tabela).
Após o resultado da primeira chamada, divulgada no site programa, o candidato pré-selecionado terá prazo até 1º de fevereiro para comparecer à instituição de ensino na qual foi aprovado, confirmar as informações prestadas e fazer a matrícula.
Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada, prevista para 7 de fevereiro.
Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre os dias 22 e 24 de fevereiro.
Fonte: Folha.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário