PT impõe candidatura de Humberto Costa no Recife

A Comissão Executiva Nacional do PT decidiu intervir no diretório regional do Recife para impor a candidatura do senador Humberto Costa à prefeito. A informação, divulgada ainda antes da reunião da comissão pelo atual prefeito, João da Costa, que postulava o direito de disputar a reeleição, foi confirmada após quatro horas de encontro por meio de nota oficial. Por 12 votos a favor, e com cinco abstenções, a comissão confirmou a indicação de Humberto Costa.

A nota oficial divulgada após o encontro listava quatro pontos que estabeleciam a anulação da prévia realizada no dia 20 de maio, vencida por João da Costa, o cancelamento das novas prévias previstas para 3 de junho, a indicação aos dois postulantes – João da Costa e o secretário de Governo do estado de Pernambuco, Maurício Rands – de que não poderiam mais disputar, e a escolha do senador Humberto Costa como candidato.

João da Costa havia sido escolhido pelos militantes no dia 20 de maio para disputar a reeleição em prévias contra o Maurício Rands. Sua indicação, porém, foi suspensa quando o governador do estado, Eduardo Campos, manifestou-se contra o nome do prefeito. Presidente do PSB, Campos condicionava à escolha de outro candidato no Recife o apoio de seu partido ao candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. O PT, no entanto, alega “falta de condições políticas” para justificar a indicação do senador. “Como não havia condições de unidade do partido, decidimos indicar o companheiro Humberto Costa”, afirmou o deputado André Vargas, secretário de comunicação do partido. “Não é uma intervenção, é apenas uma decisão política da comissão executiva. Os diretórios municipal e estadual continuam trabalhando normalmente na formação da chapa de vereadores.”

A reunião mal tinha começado quando o prefeito, que fora informado pelo deputado Rui Falcão de qual ser a decisão final, deixou a sala acompanhado por cerca de dez aliados. “Não fazia sentido eu participar de uma reunião que já tinha uma decisão prévia tomada. Não faria sentido argumentar”, disse o prefeito. “A decisão da executiva nacional é uma decisão política. Todos nós que militamos no partido há muito tempo saímos tristes e indignados em saber que a decisão da base, feita de forma democrática, foi cancelada.”

João da Costa disse que a única alternativa, caso não acatasse a decisão, seria sair do PT, mas, em seguida, afirmou que não tomaria nenhuma decisão com a cabeça quente, sem antes consultar sua base partidária, em Recife. “Essa é uma decisão inusitada no Brasil e na história do PT.”

Questionado se apoiaria Humberto Costa durante a disputa eleitoral, o prefeito mostrou ressentimento. “Não sei se Humberto quer meu apoio. Depois desse processo todo, em que se falou tanto mal do governo e do prefeito, que sou centralizador, que não gosto da política e do diálogo, talvez ele nem precise do meu apoio.” O deputado André Vargas tratou de apaziguar os ânimos quanto às críticas a João da Costa. “Não temos nenhuma dúvida ética em relação ao trabalho do prefeito, como eu disse, trata-se apenas de uma decisão política”, afirmou.

Francisco Rocha da Silva, coordenador da Construindo um Novo Brasil, corrente majoritária do PT e que trabalha pela candidatura de Humberto Costa, rebateu os argumentos de João da Costa: “Trata-se de uma decisão política, não tem intervenção.” Uma hora antes do início da reunião da executiva, José Dirceu, chefe da quadrilha do mensalão, esteve no prédio. Ele passou vinte minutos com a diretoria do partido e foi embora sem participar do encontro oficial.

Fonte: Veja

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.