Punição de atirador dependerá de análise médica

Caso fique demonstrado por médicos peritos nomeados pela Justiça que o administrador Fernando Behmer Cesar de Gouveia Buffolo, de 33 anos, agiu durante um surto ao atirar em três pessoas, na manhã desta quinta-feira, 18, ele deve ser considerado inimputável e não poderá ser condenado pelas quatro tentativas de homicídio desta quinta. A afirmação é de psiquiatras forenses e advogados ouvidos pelo Estado.

Nesse caso, ficará constatada ausência de responsabilidade criminal do autor. Em vez de receber uma pena, a Justiça aplicaria uma medida de segurança, que pode incluir internação para tratamento psiquiátrico. “Seria o caso de buscar cura médica e não de aplicar uma pena”, explica o psiquiatra forense Guido Palomba.

O psiquiatra José Gallucci Neto, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pondera, no entanto, que é cedo para apontar uma doença mental como o principal motivo da ação violenta. Ele cita o exemplo recente do atirador da Noruega, Anders Breivik, que matou 77 pessoas e não foi considerado um doente mental: acabou condenado a 21 anos de prisão.

“Quando essas situações chocantes acontecem, as pessoas tendem a explicar pela irracionalidade”, diz Gallucci. “Mas, às vezes, trata-se de uma pessoa violenta. Nesse caso, se não foi a doença que a fez agir criminalmente, deve ser punida.”

Exceção. Os especialistas afirmam que a violência entre esquizofrênicos é exceção – e não regra. Segundo parentes do atirador, Buffolo sofre de esquizofrenia. Entre os sintomas da doença estão os “delírios persecutórios”, ou seja, alucinações auditivas, visuais, de estar sendo perseguido. A pessoa acaba interagindo com a voz que ouve e pode agir de forma violenta para se proteger de uma ameaça ilusória, que acredita ser real.

Outros sintomas são a dificuldade de sentir afeto e o isolamento. “Mas quando a pessoa é medicada corretamente, indo ao médico regularmente e variando as doses do remédio conforme a necessidade, os sintomas não aparecem”, explica psiquiatra Sérgio Rigonatti, do Núcleo Forense do Hospital das Clínicas.

O advogado criminalista Leonardo Pantaleão afirma que a prisão em flagrante e o processo ocorrem de forma normal até que familiares e advogado de Buffolo consigam provar por meio de laudo pericial que ele agiu de forma violenta, por ser doente. Como houve tentativa de homicídio, o caso vai a júri e caberá aos jurados decidir sobre a inimputabilidade do réu.

O juiz pode ainda, segundo Pantaleão, determinar de forma cautelar a aplicação da medida de segurança, caso fique constatada a doença. “Isso poderá ocorrer já no começo do processo”, explica.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.