Putin critica EUA e nega que Rússia seja um ‘sistema autoritário’
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O presidente Vladimir Putin negou nesta quinta-feira que a Rússia seja um “sistema autoritário”, apoiou a proibição de que os americanos possam adotar crianças russas e considerou que Washington não tem lições a dar em matéria de direitos humanos.
“Não posso estar de acordo em classificar nosso sistema de autoritário”, afirmou Putin, que colocou como exemplo sua rejeição a uma reforma da Constituição que lhe teria permitido em 2008 ser reeleito pela terceira vez consecutiva.
“A melhor prova é a decisão de deixar meu posto (de presidente) após dois mandatos. Se tivesse considerado que era melhor optar pela via do autoritarismo, teria mudado a Constituição, era fácil fazer isso”, disse.
Vladimir Putin abandonou seu cargo de presidente em 2008 após dois mandatos de quatro anos. Mas após esse período assumiu a posição de primeiro-ministro, enquanto o ex-chefe de Governo do país Dmitri Medvedev foi eleito presidente.
Desde sua eleição, Putin enfrenta um movimento de protesto sem precedentes e as críticas da oposição, que o acusa de limitar as liberdades públicas. Várias dezenas de opositores estão na prisão e alguns, em prisão preventiva, podem ser condenados a campos de reclusão.
“Temos o sentimento de que aqui a democracia é o trotskismo, a anarquia… mas não é o caso. Se alguém considera que a democracia e o respeito às leis são duas coisas diferentes, se equivoca”, acrescentou Putin.
Fonte: Yahoo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário