Quase 1 milhão de concurseiros faz a prova do INSS neste domingo

Quase 1 milhão de pessoas fará, neste domingo (12), a prova do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Juntos, eles concorrem a 1.875 vagas em cargos de nível médio e técnico. Para ter um bom desempenho na prova, o professor de direito administrativo do Gran Cursos, Mariano Borges, recomenda que o candidato conheça bem o órgão responsável pelo processo seletivo. O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas.

– Entenda a banca. Para isso, pesquise sobre o examinador, conheça sua história, descubra suas tendências. Uma forma de conhecer melhor é refazer provas anteriores.

O último concurso para o INSS aconteceu em 2008 e contou com 2.000 oportunidades imediatas: 1.400 para técnico e 600 para analista. No site do Cespe/UnB, que organizou o processo seletivo, é possível baixar as provas aplicadas na época.

O professor Borges diz acreditar que podem ser convocados para trabalhar no INSS mais candidatos além das 375 vagas que foram divulgadas.

– O INSS permaneceu por muitos anos sem realizar concurso público. O último, embora relativamente recente, não conseguiu sanar o déficit de trabalhadores. Costumo brincar com os alunos ao dizer que o concurso do INSS vai tirar muita alma do purgatório.

Já o professor de direito previdenciário do cursinho, Gláucio Diniz de Souza, recomenda a leitura de alguns artigos para a prova. São eles: 194 a 204 da Constituição Federal de 1988; 12 a 15 da lei 8.212/91; 283 do decreto 3.048/1999 e 16, 24 a 44 da lei 8.213/91.

– Com esses artigos, o aluno terá revisado alguns dos assuntos mais importantes para a prova.

A reformulação de quadros no INSS faz parte de um plano de expansão, que vai instalar 720 agências da Previdência em cidades com mais de 20 mil habitantes.

Para que as agências sejam colocadas em funcionamento, os aprovados devem ser contratados até março ou abril.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas na parte da manhã para os cargos de perito médico e à tarde para os candidatos a técnico do seguro social.

Os candidatos a perito médico previdenciário terão que fazer uma prova objetiva e outra de títulos. Os conteúdos exigidos são: conhecimentos gerais, língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional e de direito administrativo, além de uma avaliação de conhecimentos específicos.

Já para o cargo de técnico do seguro social, serão aplicadas apenas provas objetivas, de conhecimentos gerais, nas disciplinas de ética no serviço público, regime jurídico único, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de direito constitucional e conhecimentos específicos sobre a própria legislação da Previdência.

Todas as provas objetivas são eliminatórias e classificatórias, ou seja, aqueles que não conseguirem obter, no mínimo, 40% de acertos no total das provas de conhecimentos gerais e específicos estarão fora da disputa pelas vagas.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.