Quase 40% das gestantes da rede pública da RMR desconhecem resultado de teste para HIV

Dissertação de mestrado defendida recentemente, através do Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mostrou que é elevado o percentual de grávidas que acessam a rede pública de saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR) e desconhecem os resultados do exame para a detecção de HIV durante pré-natal.

O trabalho, da enfermeira Juliana da Silva Nogueira Carvalho e intitulado Fatores associados ao desconhecimento do status sorológico para o HIV em gestantes, foi orientado pelo professor Sérgio Souza da Cunha.

O estudo objetivou saber se as mulheres grávidas chegam ao momento do parto sabendo do resultado do exame sorológico para HIV, que deveria ser feito ainda durante a gravidez. Para o desfecho, a enfermeira fez entrevistas com 528 mulheres grávidas, entre 13 e 44 anos em três maternidades públicas da RMR, de junho a setembro de 2010.

Percebeu-se que quase 40% das futuras mães não sabem o resultado do teste sorológico para HIV, que deve ser realizado no primeiro e no terceiro trimestre da gestação, segundo o Ministério da Saúde.

A pesquisadora ainda analisou o perfil das gestantes estudadas. Das entrevistadas que desconheciam o resultado da sorologia para o HIV, 96% viviam em situação “não unida” (não conviviam maritalmente), 96% estavam usando método contraceptivo hormonal (pílula) e 95% iniciaram o pré-natal apenas no segundo ou no terceiro trimestre de gravidez.

Para Juliana, os dados podem significar que, de acordo com esse perfil, a gravidez para essas mulheres não era planejada e, por isso, as mulheres retardavam o início da assistência médica.

RESPONSABILIDADE DOS SERVIÇOS

Além disso, a enfermeira percebeu que os serviços de saúde também têm sua parcela de responsabilidade nos achados da pesquisa. Notou-se que, quando o pré-natal é iniciado, parte das gestantes se submeteu ao teste para detecção de HIV, mas ele não foi registrado no cartão de pré-natal (30,7%).

Em outros casos, o estudo revelou que as mulheres grávidas até tiveram oportunidade de fazer o exame, mas não receberam o resultado (8,9%). Ainda houve aquelas que não fizeram o teste (9,1%). “São oportunidades perdidas de realizar a profilaxia da transmissão maternoinfantil do HIV”, observa Juliana.

Nesse contexto, vale informar que, se a testagem para o HIV for feita precocemente e o resultado for positivo, é possível iniciar a profilaxia da transmissão maternoinfantil e reduzir o risco de transmissão a menos de 1%.

Sem essa terapêutica, o risco de transmissão é aproximadamente 25,5%, podendo ser mais elevado a depender da situação imunológica da mãe e da exposição da criança às secreções e ao leite materno da mãe infectada.

Fonte: Blog Casa Saudável

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.