Quedas recentes dos juros básicos aumentam vendas no comércio de PE
As quedas recentes dos juros básicos no Brasil vêm trazendo reflexos positivos para o comércio de Pernambuco.
Pesquisa recente da Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), aponta que 65% dos empresários e gerentes perceberam um aumento nas vendas na Região Metropolitana do Recife.
Em Caruaru, principal polo de vendas do Agreste do Estado, 32% das empresas afirmam ter sentido os reflexos da redução.
Em julho deste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros (Selic) para 8% ao ano, nova mínima histórica dos juros. As reduções têm sido sucessivas desde junho de 2011, quando a taxa era de 12,25% ao ano.
As compras feitas pelas empresas também foram beneficiadas, segundo a pesquisa, embora os reflexos sejam menores que os percebidos junto aos consumidores. O levantamento sobre o tema foi feito no final de julho com 578 empresários e gerentes de lojas, sendo 347 na Região Metropolitana do Recife e 231 em Caruaru.
Em Pernambuco, de forma geral, 40,7% dos entrevistados afirmam ter percebido queda nos juros ao fazer compras – na RMR, esse percentual é de 49,3%, enquanto em Caruaru, menos de três em cada dez se disseram beneficiados com o pagamento de juros menores.
Perguntados sobre o desconto de duplicata, espécie de título de crédito que comprova o contrato de compra e venda junto aos bancos, 22% dos entrevistados afirmaram ter percebido queda e quase 12% afirmaram não fazer descontos de duplicatas, enquanto outros 16% não souberam responder à pergunta.
Apesar de metade das empresas não ter registrado queda dos juros no desconto de duplicatas, a queda média dos juros pagos no desconto de duplicatas foi de 1,8 pontos percentuais em Pernambuco, sendo 1,4 pontos na RMR e 1,8 em Caruaru, indíce ‘considerável’ segundo parâmetros da pesquisa.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário