Quem manda é a Fifa: Alepe aprova álcool na Arena Pernambuco e suspende a meia-entrada
Na última terça-feira, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou projeto do governo estadual que libera a venda de bebida alcoólica na Arena Pernambuco durante a Copa das Confederações e o Mundial.
Além disso, também foi aprovada a suspensão da meia-entrada nos dois eventos, medidas de interesse total da Fifa.
O patrocinador oficial da Fifa, indústria de bebidas, fez um lobby forte para que o Brasil pudesse atuar contra a própria lei do país, onde a maioria dos estados proíbe a venda de álcool nos estádios.
Nem mesmo a Lei Seca foi capaz de dar o tom da decisão. Presume-se que o torcedor beba no estádio e volte para casa a pé? Naturalmente não, e ninguém está preocupado com isso.
Recentemente, mesmo sem as garantias necessárias, a Arena Pernambuco foi confirmada na Copa das Confederações por “razões políticas”, de acordo com o presidente da CBF, José Maria Marín.
A espécie de neo-colonização da Fifa ao Brasil para a realização da Copa 2014 foi além: em Salvador, por exemplo, a Fifa proibiu a venda de Acarajés na Fonte. Não quer saber de baianas agradando turista com o que há de mais típico na cultura gastronômica da cidade.
No lugar, quer o McDonald’s vendendo seus sanduíches universais.
O pior não exatamente a Fifa querer. O pior é a subserviência brasileira em aceitar esse desrespeito.
Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário