Rachado, PT pernambucano critica campanha de Costa

Em carta divulgada nesta quarta, uma ala do PT pernambucano, que inclui sete tendências, fez duras críticas à condução da campanha do senador Humberto Costa à prefeitura do Recife e condenou os ataques que têm sido feitos “de forma virulenta e intempestiva” contra o governo Eduardo Campos (PSB), do qual o PT é integrante.

“Com afirmativa mentirosa, sobre a privatização da Compesa (companhia estadual de saneamento) e aumento da tarifa, o candidato do nosso partido trata um aliado estadual e nacional como inimigo”, afirma a carta assinada pelas tendências Organização Marxista (OM), Novos Rumos, Democracia Socialista (DS), Coletivo Quilombo, PT de Lutas e de Massas (PTLM), Movimento PT e Militantes da Mensagem ao Partido.

O grupo se refere à Parceria Público Privada (PPP) da Compesa, que vem sendo utilizada pelo PT na campanha. Humberto Costa diz que o sistema de esgoto será privatizado e que a conta de água sofrerá aumento de 15%. E conclama os eleitores a votar no PT para evitar esse prejuízo. O próprio governador já apareceu no programa do seu candidato, Geraldo Julio, para desmentir a informação.

Na carta, o grupo do PT insatisfeito com Humberto Costa afirma que o deputado federal João Paulo, ex-prefeito da cidade e atualmente candidato a vice-prefeito na chapa de Humberto, assinou um contrato visando à PPP da Compesa e jamais falou em privatização.

O grupo afirma que a “construção histórica” do PT, partido de propostas ousadas e críticas contundentes “vem sendo substituída pelo pragmatismo e imediatismo de grupos políticos” comandados por Humberto Costa, João Paulo e seu grupo, “mais preocupados com sua própria sobrevivência política do que com os rumos do PT”.

A carta avalia que o PT “trata aliados históricos como se fossem adversários” e condena a nacionalização da disputa. Credita a estratégia de “esquerdizar” a campanha “para justificar a irresponsabilidade política de Humberto Costa e seu grupo pelo isolamento do PT, numa manobra desesperada e eleitoreira”.

As tendências signatárias da carta apoiam o atual prefeito, João da Costa, que foi impedido de disputar a reeleição por decisão do PT nacional, que indicou Humberto. O racha interno levou o PSB a lançar candidato. A carta também critica o processo de escolha do candidato petista e afirma que “não nos cabe transferir a responsabilidade dos erros políticos aos demais partidos aliados, nem muito menos às lideranças destes”.

“Os equívocos começaram e permanecem no interior de nossa organização partidária e é fruto da política do personalismo, da falta de democracia interna e do desrespeito aos militantes e lideranças oriundas de outros campos, que não o majoritário”.

O senador, que aparecia como líder das pesquisas no início da campanha, caiu para o terceiro lugar, de acordo com o Ibope. Ele não comentou a carta. Disse que não iria discutir estratégia de campanha com pessoas que não estão participando da sua campanha.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.