Ranking de saneamento básico não tem nenhuma capital nas dez primeiras posições
Um ranking elaborado com dados de saneamento básico nas cem maiores cidades do país aponta resultados melhores fora das capitais.
As dez primeiras posições são ocupadas por cidades do litoral e do interior de Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro (veja lista abaixo).
A primeira capital a aparecer na lista é Brasília (DF), na 11ª posição, seguida de Curitiba (PR), na 12ª. Belo Horizonte (MG) ocupa o 16º lugar, e São Paulo (SP), o 18º. A capital fluminense é a 37ª no ranking.
Na outra ponta, as cinco capitais com pior desempenho são da região norte do país. Boa Vista (RR) aparece em 90º lugar, Rio Branco (AC), em 91º, Belém (PA), em 95º, e na lanterna, Porto Velho (RO), em 99º, e Macapá (AP), na centésima e última posição. Manaus está na 82ª posição. Palmas não está entre as 100 maiores cidades do país.
Os dados constam de um levantamento divulgado nesta quinta-feira (16) pela organização Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico OG Associados. O estudo, realizado pela entidade desde 2007, tem como base dados de 2010 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), publicado pelo Ministério das Cidades.
Critérios
Entre os critérios analisados, estão indicadores como atendimento total de água, investimentos feitos no ano, receita do município, quantidade de novas ligações de água, ligações faltantes para a universalização e perda de água –aqui considerados desperdício, roubo, ligações irregulares e vazamentos.
Para universalização, foi considerado o percentual de 95%. Pelo estudo, a maioria dos municípios analisados ainda está distante da universalização dos serviços de coleta de esgoto – um total de 34 cidades, por outro lado, informou índice de coleta de esgoto superior a 80% da população, e apenas cinco informaram possuir 100% de coleta (Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Piracicaba e Franca).
Fonte: Uol
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário