Rebeldes atacam base aérea estratégica no norte da Síria

Vila de Taftanaz após bombardeioRebeldes sírios dizem ter lançado uma grande ofensiva para tomar controle sobre uma base aérea estratégica no norte do país e reduzir o poder aéreo do regime de Bashir al-Assad.

Um vídeo postado na internet mostra imagens de combatentes da oposição atacando a base de Taftanaz, localizada entre as duas maiores cidades do país, Aleppo e Damasco.

A ofensiva teve início ao amanhecer, com cinco unidades das forças rebeldes disparando diversos mísseis e morteiros, de acordo com o video.

O correspondente da BBC Jim Muir, no Líbano, afirmou que a operação parece não ser somente uma forma de atacar o aeroporto, mas de ocupá-lo.

Nos últimos meses, as forças do governo têm realizado diversos ataques aéreos contra áreas controladas pelos rebeldes, que não possuem armamento antiaéreo para impedir o bombardeios.

Há informações de que forças rebeldes teriam assumido o controle sobre as principais vias de acesso na região, a sudoeste de Aleppo.

O vídeo disse que a ofensiva foi feita por diversas brigadas do Exército Sírio de Libertação, com participação do grupo islamista radical al-Nusra.

Execução de soldados

foto de video da internet de suposta execução de soldados síriosVideo na internet pode se tornar uma “evidência de crime de guerra”, diz ONU (Foto: AFP)

De acordo com o correspondente da BBC, acredita-se que o al-Nusra esteja ligado às execuções de soldados do Exército sírio, capturados em Sarageb, há dois dias atrás.

Um vídeo com supostas imagens dessa execução causou protestos de grupos de defesa de direitos humanos. A suposta ação dos rebeldes, condenada amplamente pela comunidade internacional, teria ocorrido a 15 quilômetros da base aérea de Taftanaz, que está sob intenso ataque.

A ONU chegou a declarar que a filmagem pode ser uma evidência de um crime de guerra.

Na sexta-feira, os Estados Unidos declararam que “condenam violações aos direitos humanos de ambos os lados na Síria”.

Reunião da oposição no Catar

A aparente brutalidade das forças rebeldes deverá ser discutida neste fim de semana em uma reunião de membros da oposição síria em Doha, no Catar, que tentará, mais uma vez, formar um comitê que represente uma liderança unificada.

Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria NulandA porta-voz do Departamento de Estado dos EUA vê necessidade de união da oposição síria (Foto: BBC)

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, disse ser necessária uma coesão das forças rebeldes dentro da Síria e uma organização forte fora do país que possa trabalhar com a comunidade internacional.

Os Estados Unidos esperam que o estabelecimento de uma nova liderança ajude a unificar os opositores ao regime de Bashir al-Assad e a trazer uma conclusão “bem sucedida” aos confrontos na Síria, que já mataram mais de 36 mil pessoas, desde que os protestos contra o presidente sírio começaram, em março de 2011.

A reunião em Doha será realizada em um momento de várias divisões entre a oposição, não somente entre islâmicos e grupos secularistas, mas também entre as forças que tem atuado dentro e fora do país.

Nesta reunião em Doha, estarão presentes o grupo de oposição internacional mais atuante, Conselho Nacional Sírio e representantes de vários grupos religiosos, seculares, líderes curdos e dissidentes do governo.

Uma reunião anterior, realizada em julho no Cairo, não conseguiu indicar um comitê para representar a oposição perante a comunidade internacional.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.