Rebelião na Funase deixa um interno morto e três feridos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Uma rebelião foi iniciada na tarde desta sexta-feira (16) por reeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), da unidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na tentativa de chamar a atenção, os adolescentes atearam fogo em colchões e atiraram pedras para fora da unidade. Cerca de 70 homens da tropa de Choque da Polícia Militar entraram no local e, por volta das 17h40, conseguiram controlar o motim. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para apagar o fogo.
O jovem Alexandre Melo Camilo, de 20 anos, conhecido como “Chaga”, foi a única vítima fatal do motim, sendo atingido com golpes de faca artesanal. De acordo com o perito criminal Severino Arruda, a vítima recebeu mais de dez perfurações, tendo diversas lesões na cabeça, além de esmagamento dos ossos da face. Também foi identificado um golpe profundo no pescoço e diversas escoriações espalhadas pelo corpo.
Os internos Airton Agenis Amorim, 18 anos e Amilton Souza de Oliveira, 19, foram alvejados por arma de fogo. Jailson Angelo da Silva, 18 anos, também ficou ferido durante o tumulto. Todos foram encaminhados ao Hospital Dom Helder, localizado no Cabo de Santo Agostinho.
Segundo a direção, a situação está controlada no local e teria sido motivada por conflitos internos entre grupos rivais dentro da unidade. Equipes da Rádio Patrulha e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) também estão no local, onde está sendo realizado um trabalho de revista para localizar as armas utilizadas na manifestação.
A irmã do rapaz assassinado, que não quis se identificar, afirmou que o parente estava recebendo ameaças. “Essa semana ele ligou para casa e pediu para que fossemos busca-lo, pois estava com medo de morrer”, afirmou.
Essa é a segunda rebelião na Funase do Cabo neste ano. No último motim, que aconteceu em janeiro, o corpo de um interno teria sido pendurado e carbonizado e outro teve a cabeça decepada, enrolada em um pano e jogada para fora da unidade. A instalação tem capacidade para 166 internos, mas no momento abriga 338 pessoas, distribuídas em cinco pavilhões.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário