Recife tem o terceiro melhor desempenho econômico do país, diz relatório internacional
O PIB pernambucano pode ter desacelerado no terceiro trimestre, mas ainda assim o desempenho da economia regional tem garantido uma escalada do estado no cenário nacional. A prova disso é que um relatório produzido pelo Global Cities Initiative com as 13 maiores cidades do Brasil revela que o Recife está na terceira posição Índice de Desempenho Econômico do país.
A análise, fruto de uma parceria entre Brookings Institution e J.P. Morgan, combina crescimento do emprego e variação do Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 2012. À frente no índice, estão Brasília e Salvador.
De acordo com o relatório Brasil Metro, a Região Metropolitana do Recife (RMR) produz cerca de dois terços do PIB estadual e o PIB per capita é o 12º entre as regiões brasileiras, totalizando US$ 9.764 por pessoa. O estudo aponta que o crescimento tem sido acima da média desde 1990. Nos últimos 20 anos, o PIB per capita cresceu 54%, o terceiro lugar nacional. Em 2011, essa expansão foi de 1%, o segundo maior entre as metrópoles pesquisadas.
No entanto, o documento aponta que o nível de escolaridade no Recife é baixo. “Apenas 12% da população da RMR concluiu o ensino superior e 92% dos cidadãos com idade acima de 10 anos estão alfabetizados, taxa ligeiramente maior que a média nacional, de 91%”, destaca o estudo.
Quando avaliado o nível de emprego, a pesquisa mostra que o comércio ainda é o setor que mais emprega na região metropolitana, sendo responsável por 24% das ocupações formais. Em seguida vêm o serviço público (22%), os serviços comerciais (14%) e a indústria de transformação (9%). O estudo aponta ainda que 65% da população recifense está em idade economicamente ativa.
Dentro de um contexto global que abrange as 300 maiores economias metropolitanas do mundo em 55 países, a pesquisa apresenta um índice de desempenho no qual a capital pernambucana ocupa a 99ª posição. As regiões pesquisadas estão localizadas em dezestados brasileiros e, em oito deles, são responsáveis por mais da metade do PIB. Além disso, em dez das 13 regiões, o emprego cresceu mais rápido do que a média nacional em 2012.
A pesquisa parte de critérios como PIB per capita, população, emprego, exportações, educação e migração. As regiões pesquisadas são: Baixada Santista (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Grande Vitória (ES), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Leia o relatório completo aqui.
Classificação das 13 Regiões Metropolitanas Brasileiras
(2011-2012)
1º Brasília
2º Salvador
3º Recife
4º Rio de Janeiro
5º Belo Horizonte
6º Curitiba
7º Fortaleza
8º Porto Alegre
9º Grande Vitória
10º Baixada Santista
11º Manaus
12º São Paulo
13º Campinas
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário