Redes sociais, de queixas e de soluções

Já se foi o tempo em que os consumidores buscavam a solução de seus problemas pelos métodos convencionais.

Nos dias de hoje, em meio à briga por seus direitos, eles contam com uma aliada e tanto: as redes sociais. Aos poucos, estes canais se tornam um dos mais rápidos e eficientes meios de reclamação dos queixosos.

Afinal, quem não lembra do caso do empresário Oswaldo Borelli, que no ano passado entrou para os trending topics mais discutidos do mundo no Twitter ao colocar sua cara no YouTube e reclamar sobre o atendimento da Brastemp?


Assim como ele, a empresária Natália Tavares ficou insatisfeita ao receber da Brastemp, em outubro de 2011, um refrigerador que, em dois meses, apresentou defeito. Ao entrar em contato com a assistência técnica, a empresária teve seu problema resolvido, mas, no último mês, o defeito apareceu novamente.

“Tentei entrar em contato com a assistência técnica, mas me senti desamparada pela empresa, que afirmou não ter previsão de quando a peça seria instalada. Só quando resolvi expor meu problema nas redes sociais foi que eles, imediatamente, me procuraram e solicitaram que eu enviasse por e-mail os meus contatos”, reclama Natália.

Procurada pela reportagem do Diario, a Brastemp informou que enviaria à casa da cliente um técnico da assistência técnica autorizada no mesmo dia, 14 de agosto, para confirmar  as  peças  necessárias. O conserto, enfim, foi combinado com a consumidora um dia depois.

Para a coordenadora institucional da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci, quem, assim como Natália, quiser expor um problema nas redes sociais, deve saber usar essa ferramenta de forma correta. “É importante esclarecer que as pessoas não podem se apropriar do Facebook e do Twitter, por exemplo, para falar tudo que quiser. Existem princípios a serem seguidos”, adverte.

Ela explica que, ao ter seu direito violado, o consumidor deve, primeiramente, buscar uma solução junto à empresa. “As pessoas devem buscar só expor o problema nas redes sociais caso já tenham buscado resolvê-lo”, explica. A reunião de provas é fundamental: de acordo com Maria Inês, se o consumidor não comprova o que está alegando, pode, inclusive, ser acionado na Justiça. Ainda segundo ela, não se deve, em hipótese alguma, denegrir a empresa.

Experiente no setor de queixas, o site Reclame Aqui já registrou no primeiro semestre deste ano 1.280.000 reclamações — e deve terminar 2012 com a espantosa marca de quatro milhões de queixas. A expectativa revela o quanto mudou o panorama desde o primeiro ano de atuação, em 2001, quando o site recebeu apenas 29 reclamações.

De acordo com o site, a maioria das reclamações (57%) vem de homens com nível superior. Do total de queixas, as lojas virtuais lideram a lista, representando 38% dos casos de insatisfação. Em segundo lugar vêm as empresas de eletroeletrônicos, com a marca de 14%.

Os serviços de telefonia, que têm sido apontado como um dos grandes vilões dos consumidores, ficam em terceiro lugar e representam 11% das reclamações. Em quarto lugar estão os sites de compra coletiva, que não satisfizeram 5% dos consumidores que se queixaram no Reclame Aqui.

O gerente jurídico do Procon-PE, Roberto Campos, defende que as redes sociais ajudam não só os consumidores. “No Facebook e Twitter, temos mais de dois mil seguidores. Recebemos denúncias diárias por esses meios, o que otimiza nosso trabalho.” Ele defende, ainda, que, ao serem disponibilizadas virtualmente, as informações dão aos consumidores maior praticidade.

“O alcance é muito grande. Por meio das redes sociais, é possível abranger pessoas de todas as classes e idades. A informação é popularizada e difundida a uma velocidade muito maior”, pontua. De acordo com Roberto, quando o dano aflige uma coletividade, o Procon encaminha a fiscalização e autua a empresa, além de exigir que a medida seja cumprida nos termos da lei. Já nos casos de danos individuais, o consumidor é convocado a comparecer na sede do Procon para abrir uma queixa.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.