Redução nas vendas de veículos já acarreta férias coletivas nas fábricas

A queda nas vendas de veículos nos primeiros quatro meses do ano está levando a um movimento de ajustes no ritmo de produção das montadoras. Férias coletivas, redução nas jornadas semanais e a suspensão do trabalho extra aos sábados são expedientes que vêm sendo adotados pelos fabricantes na tentativa de diminuir seus estoques.

No fim de abril, havia 366 mil unidades nos pátios de fábricas e concessionárias, o equivalente a 43 dias de vendas. Trata-se do maior patamar desde novembro de 2008, auge da crise financeira internacional, segundo a Anfavea, entidade que reúne as montadoras. Temendo que o cenário se agrave e caminhe para uma onda de demissões mais adiante, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC enviou hoje pedido de audiência ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Os trabalhadores querem discutir ações de estímulo ao crédito para a venda de veículos, que caíram principalmente por causa da reação dos bancos à alta da inadimplência. “O quadro atual exige medidas urgentes para que haja a retomada da produção, das vendas e a preservação dos empregos”, disse Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos metalúrgicos do ABC.

De janeiro a abril, foram comercializados 1,08 milhão de automóveis no país, 3,4% menos do que nos quatro primeiros meses de 2011. A produção encolheu mais, 10,1%. Com o esfriamento do mercado, a Volkswagen começou a ajustar a produção em sua maior unidade, de São Bernardo do Campo, há duas semanas. A empresa adotou a semana de quatro dias e cortou dois sábados extras que já estavam programados. Também está utilizando o banco de horas para enfrentar aos altos e baixo da produção.

Na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, a montadora alemã já comunicou ao sindicato local que se não houver uma recuperação das vendas poderá adotar férias coletivas e até demitir pessoal. A unidade emprega 3,5 mil pessoas. “O volume maior de carros no pátio da fábrica está pressionando a empresa”, disse Jamil D’Ávila, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e região.

Na fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos, o ritmo de produção não foi alterado, mas, desde que as vendas começaram a cair com mais força nos últimos meses, os rumores de que a empresa poderia demitir 1.500 trabalhadores têm deixado o sindicato local em alerta. A unidade emprega oito mil funcionários.

Na Fiat, em Betim (MG), as conversas com o sindicato também já começaram. Inicialmente, a empresa trabalha com a possibilidade de deixar em casa por 30 dias cerca de 2 mil dos seus 18 mil empregados. O Sindicato dos Metalúrgicos, porém, acredita que um número maior de trabalhadores devem ser colocados em férias coletivas. “Como tem muito carro no pátio, um número maior de trabalhadores pode ter que parar”, diz João Alves de Almeida, presidente do Sindiato dos Metalúrgicos de Betim.

Os negócios no segmento de caminhões, que bateu todos os recordes de vendas no ano passado, também sofrem com a entrada em vigor, em 1º de janeiro, da fase 7 do Programa de Controle de Poluição, que determinou mudanças na tecnologia dos motores para reduzir a emissão de poluentes. O novo diesel (S-50, com menos enxofre) também custa mais caro, e as transportadoras reclamam da distribuição do produto, que não é encontrado em todos os postos do país. Resultado: parte das vendas deste ano é de modelos 2011 que a indústria tinha em estoque, o que explica a queda de 30% na produção nos quatro primeiros meses do ano, enquanto as vendas recuaram 9%.

Da Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.