No Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira em todo o Brasil, a cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano, se consolida como o maior reduto indígena do Nordeste. São 9.335 índios que residem no município, segundo o Censo 2010 sobre a População Indígena no País, divulgado ontem. Os dados mostram que a população de índios em Pesqueira aumentou aproximadamente 280% em dez anos. No Censo 2000, esse número só chegou a 2.455.

O IBGE, índios e um historiador especialista em demografia indígena concordam em relação aos motivos para o crescimento acelerado. Entre eles, estão a demarcação do território, homologado em 2001, o retorno de índios que residiam no Sudeste à terra de origem e o aprimoramento das formas de identificação de indígenas.

No ranking do Nordeste, Pesqueira é seguida por Salvador, capital baiana, e Marcação, na Paraíba. Entre as dez cidades nordestinas com mais índios, ainda aparece a pernambucana Tacaratu, na 9ª colocação, com 4.095 indígenas. Um fato curioso é que dos 184 municípios de Pernambuco só 19 deles, segundo o Censo 2010, não apresentam índios.

Na lista dos Estados, Pernambuco aparece em quarto lugar do Brasil e segundo do Nordeste, com 53.284, perdendo apenas para a Bahia na região. De acordo com Nilton Nadai, chefe da unidade do IBGE no Estado, o aumento da autodeclaração é um fator importante no crescimento da população indígena em Pesqueira. “Antes, os índios podiam ser registrados como pardos, mas agora há investigação sobre a raça e a origem”, explicou.

O historiador Edmundo Monte ressalta que a violência no início da década de 2000 pode ter levado muitas pessoas a não se considerar índio, por medo. “Ocorreram muitos assassinatos de índios nessa época, como o do cacique Chicão, no fim da década de 1990. Também tem a questão da homologação das terras indígenas em 2001 e o retorno de muitos índios que moravam no Sudeste”, ressaltou.

Para o cacique Marcos Luidson Araújo, da etnia Xucuru, que se concentra em Pesqueira, não é surpresa que a cidade apareça entre as que mais têm índios do Nordeste. “Só não sabia que estávamos em primeiro lugar. E o nosso censo mostra um total de 11,2 mil xucurus em Pesqueira”, contesta o cacique.

ÍNDIOS NO BRASIL – Pelo Censo 2010 sobre a População Indígena, 817 mil pessoas se autodeclararam índios no Brasil, o que representa 0,4% da população total. Não foram alvo da pesquisa os povos indígenas brasileiros considerados índios isolados. Pela própria política de contato, não foram entrevistados, segundo o IBGE.

De acordo com o Censo, entre 1991 e 2010, a população indígena se expandiu de 34,5% para 80,5% dos municípios do País. Os dados divulgados ontem mostram que o Nordeste assumiu, no lugar do Sudeste, o posto de região com mais índios residindo em área urbana.

O Amazonas continua sendo o Estado com mais índios do Brasil. No ranking das dez cidades brasileiras com mais índios, seis delas são amazonenses. O município com maior população indígena do País é de lá, São Gabriel da Cachoeira, com 29 mil indígenas.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.