Reitores já admitem atraso em calendário

Diante da greve dos docentes das universidades federais, que completa dois meses nesta terça-feira (17), os reitores da Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, e Federal Rural (UFRPE), Maria José de Sena, já vislumbram a possibilidade de o ano letivo de 2012 só terminar em 2013. Por causa da paralisação, iniciada nacionalmente em 17 de maio, o reitor da UFPE decidiu não divulgar o edital de matrícula para os alunos veteranos, o que estava previsto para ocorrer domingo passado. Enquanto o movimento estiver valendo, os estudantes da instituição não vão se matricular para o segundo semestre porque o primeiro ainda não terminou.

“Se a greve perdurar pelos próximos 15 dias ou mais é possível que tenhamos que começar 2013 com aulas ainda de 2012. O Conselho Universitário da UFPE vai se reunir sexta-feira e uma das pautas é o calendário acadêmico. Vamos, com muita tranquilidade, reprogramar as atividades”, diz Anísio Brasileiro. Pelo cronograma inicial, aprovado em dezembro do ano passado, as aulas do primeiro semestre deveriam ter terminado no último dia 7. As matrículas, caso não houvesse greve, seriam realizadas entre 22 e 30 de julho. “Não faz sentido matricular os alunos se a universidade está em greve, pois o calendário foi interrompido.”

Na UFRPE, as matrículas dos veteranos está prevista para ocorrer de 23 de julho a 1º de agosto. Como na UFPE, também deve haver um novo cronograma. “Quando a greve terminar haverá reunião da Câmara de Ensino para definir o novo calendário. Precisaremos de uns 25 dias para concluir o primeiro semestre. Mais um prazo para matrículas e só depois começaremos o segundo semestre. Acredito que não dará tempo de encerrar tudo este ano”, diz Maria José de Sena. Os dois reitores vão hoje para Brasília. Participarão de uma reunião, pela manhã, na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). À tarde, estarão num encontro de reitores com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

INSATISFAÇÃO – Insatisfeitos com as propostas apresentadas pelo governo federal sexta-feira, docentes programaram várias atividades para os próximos dias. Na Rural haverá assembleia amanhã às 9h30, enquanto na UFPE será quinta-feira no mesmo horário. Também paralisados, os técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) bloquearam hoje o acesso de veículos ao câmpus de Recife, localizado na Várzea, Zona Oeste. Em Brasília, amanhã, está prevista uma marcha nacional de servidores federais, que contará com a participação de pelo menos 80 técnicos e professores das federais pernambucanas. Dois ônibus saíram ontem do Recife rumo à capital do Brasil.

“O que o governo propôs é muito aquém do que esperávamos”, avalia o presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), José Luís Simões. Segundo ele, uma das falhas da proposta foi deixar os aposentados de fora. “Também implicará em ampliação da quantidade de horas-aula, o que acarretará em diminuição da pesquisa. Isso não aceitamos”, enfatiza José Luís. Ainda conforme ele, dos 45% da proposta de reajuste concedidos pelo governo, 4% referem-se ao acordo feito ano passado. “O restante será diluído ao longo de três anos e não atende todos os professores”, critica.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.