Remédios do SUS terão nova embalagem

Embalagens de remédios distribuídos pelo governo federal vão mudar. A alteração, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como objetivo tornar mais fácil a identificação de produtos pelos pacientes.

“Recebíamos com frequência reclamações sobre a dificuldade de diferenciação das embalagens”, afirmou o diretor da Agência, Dirceu Barbano.

As novas regras também reforçam a proibição da venda do produto. Segundo Barbano, há registros pontuais de remédios distribuídos pelo governo que são vendidos ilegalmente. A arma para combater o comércio ilegal, completou, será as mudanças determinadas para rastreabilidade dos remédios.

A mudança foi estudada nos últimos dois anos pela Anvisa. As novas regras passam a valer para licitações feitas após 29 de setembro. A partir da data, todas as empresas que quiserem vender para o Ministério da Saúde terão de ter condições de fazer rotulagens com as novas regras.

Barbano estima que, com as novas regras, pelo menos cem diferentes tipos de remédios terão de alterar a embalagem. Isso se aplica tanto para caixas quanto para cartelas, ampolas, blísteres e frascos. Rótulos virão nas cores verde e amarela. O nome do princípio ativo será destacado. Atualmente, ocorre o oposto: o nome comercial tem visibilidade maior. Os rótulos trarão informações essenciais para garantir o uso correto do produto.

Com as mudanças, parte dos remédios vendidos em Farmácias Populares passará a ter o novo rótulo. “Como as compras para unidades próprias são feitas pela Fundação Oswaldo Cruz, parte dos produtos não será obrigada a seguir o padrão.”

Barbano diz que em dois anos os remédios com a nova embalagem serão maioria. A regra valerá para as drogas compradas pelo ministério e distribuídas em todo o País. Secretarias estaduais e municipais, se tiverem interesse, também poderão alterar o padrão para remédios comprados pelos governos locais.

O diretor da Anvisa disse que o processo para aprovação da mudança da embalagem na Anvisa será rápido. O fabricante solicita a alteração, automaticamente aprovada. “Se na fiscalização for detectado que informações do fabricante não estão corretas, ele poderá ser autuado.”

Cinco novas drogas passarão a ser distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde: dois remédios para pacientes com crescimento anormal da próstata (finasterina e doxasozina) e três fitoterápicos, um deles indicado para síndrome de cólon irritável (hortelã), outro para queimaduras e psoríase (babosa) e um para dor lombar (salgueiro).

Os remédios integram a nova Relação Nacional de Medicamentos (Rename), lista preparada pelo Ministério da Saúde com remédios distribuídos pelo governo. Até a versão anterior, eram incluídos apenas remédios de atenção básica. No novo formato, a relação inclui remédios para tratamento de doenças raras, vacinas e produtos de saúde.

“Isso dará mais transparência”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério, Carlos Gadelha. “O novo formato permitirá que toda a população saiba quais medicamentos o SUS oferece.”

Com a incorporação anunciada ontem, são 11 os fitoterápicos distribuídos pelo governo. A Rename é revista a cada dois anos.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.