Reservatórios pernambucanos em estado de alerta

Pernambuco vive a pior estiagem das últimas quatro décadas. E o problema não preocupa só o Sertão e o Agreste, em estado de emergência. Os sete principais reservatórios que abastecem o Grande Recife estão, em média, com 50% da capacidade. Tapacurá, em São Lourenço da Mata, por exemplo, encontra-se em colapso. Pode armazenar 94,2 milhões de metros cúbicos de água. Mas até anteontem, o volume era de 2, 2%.

Segundo o presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, essa situação garante água até junho de 2013. Para ele, a realidade não é confortável, principalmente se o próximo período chuvoso (entre maio e julho), na Zona da Mata e no litoral, não atender às expectativas: 200 milímetros por mês. Existe o risco até da volta do racionamento. O quadro foi apresentado na última quinta-feira, em reunião de análise e previsão climática para o setor norte do Nordeste, no Maranhão.

“Esperamos que a média do período chuvoso do ano que vem seja normal, senão teremos que fazer racionamento de água. Nosso modelo de análise só permite 70% de acerto, num prazo de três meses. Se no fim de julho de 2013, por exemplo, tivermos 80% de todos os reservatórios cheios no Grande Recife, isso garantirá o abastecimento por aproximadamente dois anos.”

O fenômeno meteorológico el niño está diretamente ligado aos períodos de estiagem no Nordeste. A alteração na temperatura das águas do Oceano Pacífico provoca efeitos no clima de todo o mundo. No último período chuvoso do Sertão pernambucano (nov/fev), o evento climático fez com que chovesse 20% abaixo da média.

Apesar dos fatores naturais não estarem contribuindo para o clima de Pernambuco, Marcelo Asfora afirma que, desde 2007, com o início do governo Eduardo Campos, foram investidos R$ 4 bilhões em recursos hídricos no Estado. Antes disso, havia sido somente R$ 600 milhões. “Naquele ano, apenas 400 mil pernambucanos estavam fora do sistema de rodízio de abastecimento. Hoje, são 3,5 milhões. Quase metade da população. Se essa política de investimentos tiver continuidade, em cinco anos não existirá mais racionamento no Estado”, afirma.

Até 2014, entrarão em funcionamento duas novas barragens na RMR: Engenho Pereira, em Moreno, e Engenho Maranhão, entre Escada e Ipojuca. Juntas, têm capacidade de fornecer, aproximadamente, 518 milhões de metros cúbicos por dia. Hoje, esse número é equivalente à metade do que o Grande Recife consome diariamente. Elas atenderão a Região Metropolitana do Recife e Porto de Suape.

Hoje, a Apac monitora 90% da capacidade de acumulação de água do Estado. Para Marcelo Asfora, nesse cenário de estiagem, a melhor solução ainda é otimizar o uso da água. “Um cidadão da Região Metropolitana do Recife consome cerca de 200 litros de água por dia. A Organização Mundial da Saúde sugere 120.”

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.