Resistência e fortaleza para conduzir partida
Quem esteve presente no aeroporto ou nas ruas de Juazeiro, ou até mesmo quem acompanhou a despedida de Luiz Gonzaga pelo rádio ou pela televisão, compreende a importância de Gonzaguinha naqueles dois dias que antecederam o enterro do Velho no Exu.
Assumiu a responsabilidade de filho e principal herdeiro, muito mais do que um mero porta-voz.
Gonzaguinha comandou e orientou o Corpo de Bombeiros a seguir suas orientações, a pedido do pai. Sempre muito cuidadoso. Disse não quando o solicitaram para que o caixão descesse do caminhão, em Juazeiro do Norte.
Também negou descida no Crato, na prefeitura. Saiu brigado com políticos e discutiu com padre. Desagradou muita gente, inclusive nas cidades que não receberam o cortejo. Uns entenderam, outros o renegaram.
O radialista e atual subprefeito de Juazeiro do Norte, Romão França, lembra bem como Gonzaguinha conduziu aquele imenso cortejo, em meio ao tumulto e pedidos de políticos. “Gonzaguinha virou um comando naquele momento e houve tudo isso, aquela questão da pressa, de chegar logo ao Exu. Mas o Juazeiro em si foi ao aeroporto recepcioná-lo”, diz.
“Havia esse pedido dele (de Luiz Gonzaga), e aí o Juazeiro havia pedido também para trazer ele aqui. E o sonho do Padre Murilo, na época, era rezar a missa com o corpo na matriz, onde ele (Gonzaga) frequentou muito”. O desejo do padre, no entanto, não foi completamente atendido.
Marfisa Alencar, descendente do Barão de Exu, antigo proprietário da Vila do Araripe, onde Luiz Gonzaga se criou, se lembra da presença de Gonzaguinha nos momentos mais importantes do cortejo. “Quero salientar na chegada do corpo em Juazeiro, a fortaleza de Gonzaguinha. Ele sozinho resistiu à romeirada, para não deixar o corpo ficar lá.
Eles (juazeirenses) queriam que o corpo fosse velado lá. Ao invés de ser velado à noite aqui, seria velado à noite todinha lá. Gonzaguinha resistiu, foi forte”, ressalta Marfisa, em entrevista na sua casa, no Araripe, onde mora desde a infância. O local é um dos berços da família de Luiz Gonzaga.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário