Reviravoltas embaralham disputa republicana

Favorito até agora, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney chega em meio a incertezas à terceira etapa da disputa para definir o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, que será realizada neste sábado, na Carolina do Sul.

Embora mantenha a liderança nas sondagens nacionais, Romney foi ultrapassado por Newt Gingrich nas pesquisas específicas de intenção de voto para a primária da Carolina do Sul.

A mudança na sorte do ex-governador de Massachusetts começou na quinta-feira, quando dois novos fatos voltaram a embaralhar a corrida republicana.

O primeiro foi a notícia de que, ao contrário do que havia sido divulgado inicialmente, Romney não foi o vencedor da prévia de Iowa, que abriu o calendário eleitoral, em 3 de janeiro.

Após uma recontagem, o Partido Republicano de Iowa anunciou que, na verdade, Rick Santorum teve 34 votos a mais do que Romney (anteriormente, acreditava-se que Romney havia vencido com oito votos de vantagem).

Como votos de oito locais de votação não puderam ser recontados, o partido decidiu não declarar um vencedor oficial.

Mesmo com a mudança, o percentual de votos obtidos pelos dois candidatos permanece quase idêntico, mas o fato de Romney ter perdido pode ilustrar a resistência enfrentada por sua candidatura em Estados mais conservadores, caso de Iowa e também da Carolina do Sul.

Voto conservador

No mesmo dia, outra notícia abalou ainda mais a campanha de Romney na Carolina do Sul.

O governador do Texas, Rick Perry, abandonou a corrida eleitoral e declarou apoio a Gingrich.

Até agora, boa parte do favoritismo de Romney vinha sendo creditada à divisão da ala mais conservadora do partido entre três candidatos: Gingrich, Santorum e Perry.

Mesmo antes do anúncio de Perry, Gingrich já vinha se esforçando em sua campanha na Carolina do Sul para passar a mensagem de que os conservadores devem consolidar o apoio à sua campanha e que votos para Santorum ou Perry iriam acabar beneficiando Romney.

Com a saída de Perry, muitos de seus eleitores devem passar a apoiar Gingrich, o que aumenta as chances de que o ex-presidente da Câmara tenha um bom desempenho na Carolina do Sul, berço de um eleitorado conservador que tem a fama de “escolher” o pré-candidato que acabará sendo nomeado republicano.

Desde 1980, todos os vencedores das primárias republicanas no Estado acabaram vencendo a indicação final do partido.

Uma vitória de Gingrich no Estado poderá dificultar a campanha de Romney, já que ainda há uma maratona de prévias em todo o país até o anúncio oficial do indicado republicano, na convenção nacional, em agosto.

No entanto, há também temores de que revelações recentes feitas pela segunda mulher de Gingrich possam abalar sua imagem. Na quinta-feira, Marianne Gingrich disse em entrevista a veículos americanos que ele teria proposto um “casamento aberto” e que, antes do divórcio, ele já mantinha um relacionamento com Callista Bisek, sua atual esposa.

Falta de empolgação

Apesar das mudanças recentes, pesquisas nacionais ainda mostram Romney como favorito à indicação republicana, e indicam um empate técnico em um suposto embate entre ele e o presidente Barack Obama, que busca a reeleição pelo Partido Democrata.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.