Revisor inicia nesta quarta leitura de voto no julgamento do mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (22) o julgamento do processo do mensalão com a leitura do voto do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. O magistrado irá se manifestar sobre o item 3 do voto do relator da ação penal, Joaquim Barbosa, que abordou os supostos crimes cometidos na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil.

Ao final da primeira etapa de sua manifestação, que se estendeu por duas sessões, Barbosa seguiu o entendimento do Ministério Público e pediu a condenação de cinco réus: o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, e os publicitários mineiros Marcos Valério Fernandes de Souza, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.

Barbosa votou ainda pela absolvição do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Luiz Gushiken “por falta de provas”. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, havia pedido a absolvição nas alegações finais.

Nesta tarde, Lewandowski irá começar a se posicionar sobre as acusações contra os núcleos da Câmara e do banco estatal. O revisor foi contrário ao fatiamento dos votos, porém, acabou cedendo à proposta de Barbosa para analisar os crimes seguindo a estrutura elaborada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

O magistrado afirmou na terça (21) que deverá levar em torno de uma sessão e meia para proferir seu primeiro voto. Lewandowski, contudo, adverte que a previsão pode sofrer alterações, em razão de eventuais intervenções dos colegas.

“Procurarei esgotar todos os pontos que foram levantados pela acusação e pelas defesas”, disse o revisor.

Para Lewandowski, o julgamento dos 37 suspeitos de envolvimento com o esquema de compra de votos parlamentares irá “fixar” teses jurídicas em relação aos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e formação de quadrilha.

Segundo o magistrado, as sentenças da ação penal deverão criar jurisprudência no país, servindo de referência para futuros casos semelhantes.
“Esses grandes temas que estão em julgamento e serão profundamente debatidos pela Corte farão jurisprudência, que deverá ser observada pelos demais juízes do país”, destacou Lewandowski, em meio à cerimônia de posse da nova ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães.

Ordem do julgamento

Na sessão de julgamento desta segunda, o ministro Joaquim Barbosa anunciou a ordem do julgamento da ação penal. O relator afirmou que apresentará seu voto na seguinte ordem, conforme os itens da denúncia da Procuradoria Geral da República feita em 2006:

– item 3 (desvio de recursos públicos); – item 5 (gestão fraudulenta); – item 4 (lavagem de dinheiro); – item 6 (corrupção por parte de partidos da base); – item 7 (lavagem de dinheiro por parte do PT); – item 8 (evasão de divisas); – item 2 (quadrilha).

Até o momento, foi concluído o voto do relator no item 3. Agora, o ministro Lewandowski, como revisor, apresentará o voto sobre este item, que traz acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e peculato contra os réus João Paulo Cunha, Marcos Valério, Henrique Pizzolato, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.

Após o voto do revisor, os demais ministros apresentarão voto com relação ao mesmo item. Nesta terça, Lewandowski afirmou que teve que reformular “totalmente” o voto, para adequá-lo à metodologia de Joaquim Barbosa. “Vou gastar vários finais de semana reestruturando o voto. O voto vai ficar uma colcha de retalhos. Pelo menos agora [com o anúncio do cronograma de votação pelo revisor] vou poder me preparar”, afirmou o ministro.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.