Revitalizada pelo PAC, Rocinha espera conclusão de 1/4 das obras
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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Maria Eduarda Gonçalves de Castro, 8 anos, não sabia nadar até os 7. Com a inauguração da piscina semi-olímpica, de 25 metros, do Complexo Esportivo da Rocinha, ela deu as primeiras braçadas perto de casa, na maior favela do Brasil. A menina atravessa a via-expressa pela passarela projetada por Oscar Niemeyer – semelhante aos arcos da Praça da Apoteose, no Sambódromo – sobre a auto-estrada, e sai em frente ao complexo, para as aulas de natação duas vezes por semana.
O conjunto de 15 mil metros quadrados – com duas piscinas, campo de futebol de grama sintética, quadras poliesportivas, pista de skate e patins, vestiário e tatame de judô – foi construído após a remoção de casas precárias, em área com um valão a céu aberto e muito lixo, à beira do Túnel Zuzu Angel, na Auto-Estrada Lagoa-Barra.
Apesar das obras já feitas, após quatro anos e meio e R$ 278,8 milhões, ainda falta um quarto do previsto pelos governos federal e estadual e muito para ser feito em urbanização e saneamento básico. Restam muitas línguas negras e esgoto exposto, com mau cheiro.
Ministério dá sinal amarelo, de atenção, para obras, por demora nos projetos
Segundo o Ministério do Planejamento, 77% das obras de urbanização previstas para a Rocinha foram entregues, ao custo total de R$ 278,8 milhões – R$ 156,5 milhões do governo federal e R$ 122,3 milhões do Estado. Em 21 de novembro, quando foi divulgado o último relatório periódico do PAC, a pasta avaliou a atuação da Rocinha com “sinal amarelo”, de “atenção”. Na avaliação do ministério, havia “demora na aprovação dos projetos do escopo remanescente de obras”.
Apesar disso, um novo pacote de complementação do PAC foi lançado pelo Estado em dezembro, para mais reurbanização, prevista inicialmente em mais R$ 50 milhões. A estimativa de gastos no primeiro anúncio na Rocinha, de R$ 110 milhões, multiplicou-se por 2,5, chegando aos atuais R$ 278,8 milhões.
As vedetes dessa segunda parte são o plano inclinado (que já estava previsto desde o início e não foi feito), com três estações, a drenagem e pavimentação do Caminho dos Boiadeiros e a construção de um mercado público.
Fonte: IG
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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