Risco de queda pode levar árvore em Água Fria a ser destombada
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Destombamento não é uma palavra que se escuta muito, mas o processo que ela representa pode salvar a vida de várias pessoas que moram na Rua Júlio de Lima, em Água Fria, Recife. De acordo com um relatório elaborado pelo representante da Associação de Engenheiros Florestais do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), Everson Batista, a árvore barriguda (Chorisia Speciosa) da rua de quase 100 anos pode cair e, com seus 25 metros de altura e 6 toneladas, causaria danos em pelo menos 10 casas.
A planta foi tombada há 24 anos, em 29 de março de 1988, pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Floresta. Na época, apresentava um copa e troncos saudáveis, sem fiações passando por perto e gerando sementes. Com o passar dos anos, ela foi se deteriorando, perdendo o vigor e florescia de forma desordenada.
Em 2007, durante uma de suas vistorias, a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) observou que o estado da árvore estava ruim e pediu que seus técnicos fizessem um estudo para verificar quais podiam ser as soluções. Foram feitas podas de condução e também uma cirúrgica, que com uma cola especial tentou fazer com que a árvore barriguda não se deteriorasse mais. Essas ações não surtiram efeito.
Em seu relatório apresentado nesta terça-feira (14) para o Comam, Everson Batista afirma que “a árvore não se encontra mais em condições saudáveis, com sua base comprometida. Há uma grande buraco no tronco que cabe até uma criança.” O engenheiro florestal pediu que o destombamento fosse feito o mais rápido possível, pois “o mês de agosto tem ventos muito fortes. Nosso medo é que a árvore caia e cause alguma tragédia.”
O documento também será encaminhado para o Ministério Público e para o Ibama, mas todas as árvores tombadas do município são de responsabilidade da Prefeitura do Recife.
“É importante que a Emlurb faça mais ações de prevenção e manutenção. Ninguém quer derrubar árvores, mas nesse caso o risco aos seres humanos é muito grande. Neste caso, foi uma doença, não acreditamos que a população tenha causado algum dano”, finalizou Batista.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário