Romney abre vantagem por candidatura republicana à Presidência dos EUA

Mitt RomneyMitt Romney, pré-candidato às eleições americanas de novembro, abriu vantagem sobre seus adversários de partido na corrida pela conquista da candidatura, procurando mostrar que tem fôlego para derrotar nas urnas o atual presidente democrata americano, Barack Obama.

Na megarrodada de votações internas que mobilizou mais de dez Estados na terça-feira, o desempenho de Romney e de seu principal rival, o ex-senador evangélico Rick Santorum, rendeu horas e horas de comentários e análises na mídia americana sobre o páreo acirrado entre os dois.

Mas no fim foi Romney quem levou a melhor, ampliando a diferença para Santorum. Ganhou as primárias em Massachusets – Estado que governou –, Virginia, Vermont, Ohio e Idaho. Já Santorum levou os Estados mais conservadores, Oklahoma, Tennessee e Dakota do Norte.

Como esperado, o terceiro colocado no páreo, Newt Gingrich, venceu na Geórgia, sua base eleitoral. Ron Paul, um republicano libertário que tem se mantido na lanterna da disputa, conseguiu boas votações em alguns Estados, mas não terminou em primeiro em nenhum.
Batalha de Ohio.

Dos dez Estados que foram às urnas na terça-feira, foi Ohio que mais capturou a atenção da imprensa americana. Quase por superstição: como o Estado tradicionalmente não se alinha com ninguém – é um dos chamados “Estados-pêndulo” –, uma vitória em Ohio é como um bom presságio para uma candidatura.

Nos últimos dias, os candidatos fizeram campanha intensa no cobiçado colégio eleitoral, e a expectativa dos resultados, divulgados quando já se havia computado grande parte de todos os outros Estados, dominou a pauta da imprensa.

Ao fim, Romney conseguiu bater Santorum, que não conseguiu se qualificar para ter o nome escrito nas cédulas de alguns distritos, por um fio: 38% a 37%.

Rick SantorumResultado da votação na terça põe Rick Santorum em situação difícil

Como as regras mandam que os delegados sejam divididos quase que proporcionalmente à votação, o resultado prático foi sobretudo moral. Mas indiscutivelmente importante.

Em um discurso cheio de sorrisos em Ohio, Romney fez menção ao tema no qual pretende insistir se for escolhido para disputar a eleição com Obama.

“Outras pessoas nessa corrida debatem economia. Mas eles leram sobre economia, eles discutiram economia nas reuniões do subcomitê”, alfinetou. “Eu estive nela.”

Passo adiante

Os eleitores republicanos escolheram os delegados que votarão na convenção do partido, em agosto. Segundo as últimas contagens, que variam de acordo com a fonte, Romney tem agora a promessa de que 386 votarão por sua candidatura, enquanto Santorum tem cerca de 156.

Para vencer a indicação à Presidência, um candidato precisa de 1.144.

Dada a grande diferença no número de delegados, a organização e sobretudo o nível de recursos da campanha de Romney – na casa dos U$ 100 milhões, cerca dez vezes mais que a de Santorum –, os resultados da Super Terça dificultam a possibilidade de o segundo colocado reverter o placar.

Além disso, o passo de Romney em direção à indicação pode levar figurões do Partido Republicano a endossarem sua candidatura, influenciando os eleitores de outros Estados.

Quanto mais forte um candidato se torna na corrida pré-eleitoral, maior a pressão sobre seus rivais para desistir no meio do caminho e ceder seus delegados para o vencedor. Na época da convenção, o candidato é praticamente aclamado.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.