Rota judaica passa por reestruturação

O Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco assinou convênio com o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, para modernização do Museu Sinagoga Kahal Zur Israel. O incentivo de aproximadamente R$ 2,5 milhões ajudará a transformar a instituição em um centro de referência da cultura judaica. A primeira sinagoga das Américas fica na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife.

Serão realizadas ações de sustentabilidade, acessibilidade e implantação de ferramentas interativas de tecnologia da informação, incluindo um portal que funcionará como um museu virtual. Outro destaque é a reestruturação da Rota Judaica em Pernambuco, que existe desde 2003 e passará a ser comercializada no segundo semestre por agências como opção de turismo cultural.

As obras na sinagoga começaram no fim do ano passado e têm prazo máximo de finalização até o mês de julho. O primeiro passo foi a sistematização dos núcleos de ação. “Teremos núcleo de pesquisa e ações educativas, de turismo, de tradições e religião judaica, e de arte e artesanato baseados na iconografia judaica em Pernambuco”, explica a professora Tania Kaufman, presidente do Arquivo Judaico.

Como atração turística, a sinagoga, que já recebe cerca de 700 visitantes por semana, terá uma série de atividades pedagógicas, voltadas para o público local, nacional e internacional. E já a partir do mês de março, os agendamentos para escolas e universidades podem ser realizados. Vale lembrar que cada grupo recebe um atendimento diferenciado, de acordo com o interesse de estudo dos participantes. Para os mais jovens, professores e arte-educadores desenvolvem atividades lúdicas.

Na programação, também haverá oficinas de cultura judaica e cenas dramatizadas por atores do Grupo de Teatro de Camaragibe. Os profissionais representarão passagens e personagens marcantes da história dos judeus no Estado, como Bianca Dias, Diogo Fernandes e Maurício de Nassau.

Mas, quem gosta de aprender história com o pé na rua não pode deixar de participar mesmo é da rota cultural judaica. O percurso deverá passar pela Mata Sul, destacando municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, além de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. “A nossa proposta é oferecer assessoria para operadoras de turismo venderem os pacotes. Cada rota poderia mudar a partir das necessidades dos turistas”, diz Tania.

O tour inclui os principais locais onde a cultura judaica ficou registrada, desde a chegada dos primeiros judeus no século 16. “A rota passará por Camaragibe e São Lourenço, conhecidos como a terra das sinagogas”, cita Tânia.

Para quem quiser se aprofundar na cultura judaica, o museu trará uma biblioteca especializada, com obras nacionais e internacionais adquiridas por Tânia em viagens ao exterior. “Terá mais de 2 mil títulos vindos da Holanda, Espanha, Portugal, entre outros países”, finaliza.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.