Ruínas do Porto do Recife com dias contados

 / Clemilson Campos / JC Imagem

A demolição do prédio em ruínas mantido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, está mais perto de ser concretizada. O imóvel, agora, pertence ao Porto do Recife e a derrubada será executada pela empresa que arrendou armazéns desativados da zona portuária para reformar e implantar novos usos.

INFOGRÁFICO

Ampliar

De acordo com a presidente do Porto, Marta Kümmer, a empresa já fez o pedido de demolição à prefeitura e o assunto será discutido com o município, numa reunião, quinta-feira próxima. O custo da derrubada da edificação, de sete pavimentos, está previsto no arrendamento, informa Marta Kümmer.

Ruínas com dias contadosEm março deste ano, o Porto deu um prazo de 15 dias para a Conab demolir o prédio. Como a ordem não foi cumprida, moveu uma ação na Justiça para obrigar a companhia a derrubar o imóvel, abandonado, sem uso e com rachaduras nas fachadas, pilares, vigas e lajes.

“O juiz mandou um perito avaliar o prédio, mas como temos urgência, porque há projeto para construção de um hotel no lugar, negociamos a compra com a Conab, em Brasília”, diz Marta Kümmer. Para efetivar o negócio, a Caixa Econômica Federal fez a avaliação do imóvel, em R$ 6,5 milhões.

Depois de um depósito correspondente a 10% do valor – cerca de R$ 600 mil – a Conab repassou o prédio para o Porto, que já é proprietário do terreno. “Agora temos a posse, também, da benfeitoria”, declara. Segundo ela, o depósito é como um voto de confiança, enquanto a Justiça não conclui a avaliação da ruína do edifício.

O prédio do Cais de Santa Rita funcionava como unidade frigorífica e administração da Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem) no Recife. Em 1990, houve a fusão da Cibrazem, Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) e Companhia de Financiamento da Produção (CFP), dando origem à Conab, que herdou o imóvel.

A empresa que fará a demolição arrendou os galpões 9, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, pátio 15 Norte, pátio 14 sul e o prédio desativado da Conab. Com a obra, serão revitalizados 38.186,03 metros quadrados de área, nos trechos mais antigos da cidade, do Bairro do Recife até o bairro de São José.

Um hotel e uma marina serão erguidos no pátio 15 Norte, armazém 15 e prédio da Conab, totalizando uma área de 10.745,17 metros quadrados. Os investidores propõem um hotel de longa estada com 200 unidades, padrão igual ou superior a três estrelas, restaurantes, lojas, bares, piscina, sala para reuniões e academia.

Os armazéns 12, 13 e 14, além do pátio do galpão 14, com uma área total de 11.553,58 metros quadrados, abrigarão o Festival Center, conjunto formado por restaurantes, bares, lojas, lugar para exposições e eventos fechados, atividades recreativas, sociais e culturais. O grupo vencedor da licitação é o Gerencial Brasitec Serviços Técnicos.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.