São João de Pernambuco terá reforço na segurança das festas
A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, na manhã desta sexta-feira (1°), o esquema de segurança para o São João de todo o estado. Muitos policiais vão pegar escala extra para compensar a chegada de poucos homens no reforço de pessoal. Com o pagamento de horas extras, a despesa para os cofres de Pernambuco, apenas com as diárias, é de R$ 2,3 milhões.
A partir de sábado (2) até o dia 30 de junho, os policiais militares vão cumprir 33 mil escalas de trabalho. Já as polícias Civil e Científica tem 10 mil escalas previstas no período junino, enquanto os bombeiros cumprirão mais 4 mil. No total, o esquema possui quase 50 mil escalas, reforço 16% maior em relação ao São João de 2011, segundo a SDS.
O patrulhamento vai contar ainda com 102 carros da polícia e dois helicópteros. Quatro delegacias móveis vão funcionar no interior pernambucano, sendo duas em Caruaru, uma em Gravatá, no Agreste, e outra em Arcoverde, no Sertão. Além disso, o ônibus da ouvidoria da SDS vai circular por todo o estado.
A escala de trabalho cresce para acompanhar o aumento de festas em Pernambuco. Para a SDS, dois desafios precisam ser cumpridos: atender a demanda e reduzir os índices de violência. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, explicou como será o esquema. “Muitos municípios têm incrementado a cada ano os números de dias em que há festividades, e também o tamanho, trazendo atrações até de fora do estado para os seus pátios de animação. E isso repercute também na preocupação da SDS, com a segurança nesses locais”.
O número de turistas deve ser ainda maior em Caruaru, conhecida como a capital do forró. “Nós vamos melhorar mais ainda, uma vez que estamos contando com o apoio de mais câmeras de vídeo-monitoramento. Ano passado nós tínhamos o apoio dessas câmeras, e chegamos a 85% de credibilidade no policiamento”, diz o comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM) do município, coronel Gilmar Araújo.
Não só o policiamento é importante, mas também o trabalho dos bombeiros. No São João, a mistura de álcool, trânsito, fogos de artifício e fogueiras costuma lotar emergências de hospitais. “O trânsito aumenta intensamente no interior, e nós temos um esquema de segurança com as ambulâncias que estão nas rodovias federais e estaduais, para atender aquelas emergências junto com o Samu. Também articulando com o agrupamento tático aéreo, na questão do uso da aeronave para os serviços de salvamento”, irforma o coronel Araújo. “Paralelamente a isso, tem a questão da cultura das barracas de fogos, dos postos clandestinos, e também das fogueiras. Nós ainda orientamos as famílias, os pais, para que evitem usar e manusear fogos em relação às suas crianças”, completa.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário