SDS anuncia políticas para melhoria da remuneração nas polícias de PE

Nesta sexta-feira (6), o governo de Pernambuco vai anunciar, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, um pacote de medidas – com decretos e projetos – que envolvem o Pacto Pela Vida, criado para prevenir e controlar a criminalidade no estado. O anúncio das novidades acontece durante a solenidade de posse do novo comandante da Polícia Militar (PM), coronel Luiz Aureliano, e do novo chefe da Polícia Civil (PC), Osvaldo Moraes. O pacote de medidas inclui jornadas extras de trabalho e aumento nas gratificações.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, que deu entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta, a intenção é beneficiar a operacionalidade dos quatro órgãos comandados pela SDS – polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros. “Para que isso aconteça, estamos privilegiando os executores dessa política, que são policiais e bombeiros”, contou. O Programa de Jornada Extra, que era uma reivindicação das categorias, deverá receber melhorias.

“Um praça, por exemplo, por 8 horas de serviços extras, ele vai ganhar 120 reais, podendo fazer, durante o mês, até oito plantões. Os oficiais e delegados, a cada 12 horas extras trabalhadas, receberão 270 reais, que é quase 3 vezes o que eles ganhavam anteriormente antes dessa nova política”, disse Damázio.

Em relação à possível greve dos policiais civis, que será decidida pela categoria no próximo dia 17, o secretário acredita que, com as novas políticas, o movimento não aconteça. “O grande mote dessa greve seria o problema de jornadas extras, porque, com relação aos salário, já foi discutido no ano passado, e num ambiente mais favorável à categoria. Se for discutir salário esse ano, com certeza os ganhos seriam bem menores, até por conta da situação econômica”, falou Damázio.

A SDS vai contar agora com quatro diretores de operação em cada um dos quatro órgãos. De acordo com o secretário, as mudanças no comando estão dentro do espírito de renovação que norteia o Pacto pela Vida. “O pacto é uma política de segurança que tem excelente resultados, mas é uma política que se renova a cada dia. Cada dia pensamos uma forma de incrementar”, concluiu.

Ainda dentro das medidas anunciadas, estão: a criação de 6 companhias da PM, sendo duas no Grande Recife (Paulista e Jaboatão) e quatro no interior (Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus e Águas Belas); abertura de mil vagas para cabos; nomeação de 50 médicos legistas; criação de gratificações operacionais para os integrantes dp Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e para as equipes de Crimes Violentos Letais Intecionais (CVLI); e a reestruturação da premiação anual de Defesa Social, conforme o alcance das metas.

Concurso
O secretário revelou que o governador do estado, Eduardo Campos, autorizou a chamada de 1.612 pessoas remanescentes do concurso para soldado da PM. O governo também autorizou a realização de concurso para oficiais da PM. Em relação aos delegados, deverá haver concursos, entretanto a questão ainda está em discussão.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.