Seca leva Prefeitura de Casa Nova (BA) a decretar estado de calamidade pública
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A situação provocada pela seca no município de Casa Nova (BA), no norte do estado, saiu das raias emergenciais.
Diante de tamanhos prejuízos, com famílias da zona rural passando sede e perdendo seus rebanhos e safras, não restou outra saída ao prefeito Orlando Xavier (foto) senão decretar estado de calamidade pública por conta da estiagem. O que chega a ser um duro paradoxo, uma vez que Casa Nova é conhecida por estar situada às margens do Lago de Sobradinho (BA).
Segundo nota da assessoria de comunicação da prefeitura, o governo do estado repassou, através de convênio, R$ 30 mil para ajudar a gestão municipal na Operação “Carro-Pipa”, durante 60 dias.
No entanto, a ação não foi suficiente para atingir uma área territorial de 9.657.51 quilômetros quadrados, a qual pertence Casa Nova, obrigando a prefeitura a investe R$ 400 mil por mês para amenizar os efeitos da seca. Atualmente o município trabalha com 51 carros-pipa para atender a população, seis para abastecer as escolas e mais 35 pelo Exército para fornecer água às famílias. E a previsão é de aumentar a quantidade de veículos.
A prefeitura já realizou também a limpeza e recuperação de mais de 800 poços artesianos, barragens, cacimbas, açudes, caxios, barreiros e aguadas realizadas com recursos próprios. “Estamos aguardando a chegada das chuvas e nos preparando”, destacou Xavier.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário