Seca provoca a mais grave crise em polo avícola de Pernambuco

Os prejuízos causados pela seca provocaram uma crise na produção de ovos e de frangos para o abate no maior polo avícola de Pernambuco. Em São Bento do Una, muitos produtores estão abandonando a atividade. O cenário é dramático numa das regiões mais prósperas do estado.O município é o que mais produz ovos e frangos em todo o Nordeste e também enfrenta o colapso no abastecimento de água.

No município, não existe nenhuma grande barragem, nenhum grande açude público. Os produtores têm que construir os próprios reservatórios e, desta vez, a estiagem secou todos eles.

Muitas granjas estão sendo desativadas. Os galpões abandonados se multiplicam, numa região que produzia 2,7 milhões de ovos por dia e 350 mil frangos por semana. A seca produziu uma crise sem precedentes no município. “Essa é a maior de todos os tempos. Hoje nós não temos água de maneira nenhuma”, lamenta o avicultor Fernando Vilela Sobral.

A avicultura estava em plena expansão no município antes da seca. No ano passado, a taxa de crescimento foi de 8%. Com a estiagem mais severa das últimas décadas, os produtores tiveram que adiar os projetos de ampliação e investir em algo mais urgente, a sobrevivência das aves e da própria atividade.

Em uma das granjas locais, o terreno já estava preparado para a construção de três galpões, mas foi preciso investir R$ 11 mil na perfuração de um poço artesiano, que deu água salgada, imprópria para as aves. As despesas aumentaram em R$ 1,8 mil por semana, com a compra de água. O jeito foi reduzir o número de galinhas. Das 44 mil, restaram 31 mil. E elas foram vendidas antes do tempo, quando estavam na fase mais produtiva. “É o período que a gente começa a ganhar mais um pouco, que é um ovo maior, a galinha está mais produtiva, mas estamos vendendo porque não está dando para aguentar mesmo, para segurar”, afirma o gerente Joelson Lima da Silva.

Há casos mais dramáticos. Cerca de 40% dos pequenos e médios produtores de frango para o abate abandonaram a atividade. Como o avicultor Osório Cordeiro, que criava 11 mil aves. Ele demitiu os três funcionários e ficou com quatro galpões vazios. “Fica difícil para a gente criar”, pontua.

O preço do milho dobrou nos últimos dois meses. Os custos com ração e água inviabilizaram a produção até de granjas maiores. Uma delas tinha dez galpões, com 120 mil aves. O dono suspendeu a produção há um mês e meio. “É seca e a gente vai continuar com ela. Então a solução é [a construção de] barragens, não tem outra solução”, clama o avicultor José Francisco de Oliveira.

A produção de ovos no município já caiu em 15%. O desemprego segue a mesma proporção, e pode piorar. “A perspectiva é que, se não chover nos próximos 90 dias, nós teremos um colapso total com mais de 50% da produção de ovos e de frango perdida. Consequentemente a mesma quantidade também diminuirá nos postos de trabalho”, acredia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social do município, Acácio Melo.

A crise na avicultura já faz estragos no comércio. As lojas estão sem movimento a poucos dias do Natal e a inadimplência aumentou. “Nós tivemos uma diminuição em média de 35% nas vendas diretas e estamos com cerca de 12% de inadimplência”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bento do Una, Alexandre Braga.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.