Seca reduz a colheita de cana em Pernambuco

A colheita da cana-de-açúcar deve ter uma redução de 21% devido à seca. A expectativa é que a atual safra (2012/2013) alcance 13,7 milhões de toneladas, contra as 17,4 milhões de toneladas da anterior (2011/2012). A menor quantidade da planta já fez a atual moagem precisar de cerca de 20 mil homens a menos, chegando a ocupar cerca de 80 mil pessoas. Período de maior desemprego na região canavieira, a entressafra vai começar mais cedo nesta moagem entre dezembro e janeiro.

Como parte da cana-de-açúcar é utilizada, inclusive, para alimentação de rebanhos, o governador do Estado, Eduardo Campos, vai anunciar, na tarde desta quarta-feira (5), a aquisição e distribuição de 120 mil toneladas de cana-de-açúcar. O objetivo é justamente assegurar a manutenção dos rebanhos, formados por 2,5 milhões de bovinos e 3,5 milhões de caprinos e ovinos.

Geralmente, a entressafra ocorre a partir de fevereiro ou março na maioria das empresas indo até agosto ou setembro. Nos meses da entressafra, o emprego diminui muito nas usinas, porque não são necessários homens para cortar a cana-de-açúcar, o que ocorre somente durante a moagem.

“Já tem empresa parando este mês. É o desemprego chegando mais cedo, quando os trabalhadores estão numa situação difícil, porque perderam quase tudo que plantaram. A agricultura familiar também complementa a falta de salário desse período”, lamentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires, José Pereira da Silva. As três cidades estão na Mata Norte.

Segundo ele, a situação só não é pior porque as empresas da região compraram as canas da Usina Cruangi, que não moeu nesta safra. A aquisição compensou as perdas que várias usinas da região tiveram na colheita. Nas três cidades citadas acima, o sindicato dos trabalhadores tem cadastrado 4,5 mil canavieiros e 2 mil homens que tiram o seu sustento da agricultura familiar. “Uma parte dos canavieiros planta culturas de subsistência num sítio de um amigo ou vizinho”, disse.

De acordo com o Sindaçúcar, a expectativa é que a moagem na Mata Norte acabe até 15 de janeiro. “Não dá para mensurar agora o tamanho do desemprego na entressafra”, afirmou o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha. Em algumas localidades daquela região, as perdas chegaram a 35%.

“Essa seca está entre as três mais severas desde 1989. Em algumas áreas da Mata Sul, as perdas foram de 20%”, explicou Renato Cunha. A Mata Sul apresenta um índice pluviométrico maior e, geralmente, não sofre perda de safra, quando a estiagem é mais branda.

A perda da planta está ligada também à má distribuição das chuvas. Os meses de maior crescimento da cana-de-açúcar são abril, maio, junho e julho. Os números do Sindaçúcar indicam que em algumas localidades da Zona da Mata em abril deste ano foi registrado 14 milímetros de índice pluviométrico, enquanto no mesmo mês de 2011 esse total ficou em 200 milímetros.

Na última segunda-feira, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, se comprometeu, a adotar medidas que aumentem a competitividade do setor sucroalcooleiro, numa reunião que ocorreu na sede da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco. Geralmente, o setor emprega cerca de 100 mil pessoas numa safra sem estiagem.

“Vamos trabalhar para sensibilizar as diversas áreas do governo federal para trazer respostas concretas para as demandas apresentadas aqui”, garantiu. Ele acrescentou que a União pode fazer parcerias com o Estado para minimizar os efeitos da seca na atividade.

PROTESTO – Cerca de 150 pequenos agricultores de Estados do Nordeste realizam manifestação, ontem, na frente do Palácio do Planalto, em Brasília. Eles reivindicaram o perdão de dívidas com o Banco do Nordeste, devido à seca que afeta a produção agropecuária.

Com faixas e carcaças de cabeças de gado, os manifestantes reclamaram da execução de terras para pagamento de dívidas.

Fonte: JC Online

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.