Secretaria de Defesa Social de PE apresenta projetos para Copa de 2014

O Ministério da Justiça quer saber o que as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão planejando para garantir que tudo ocorra sem problemas durante a competição. Por isso, nesta terça-feira (8), o secretário extraordinário para Segurança em Grandes Eventos, Valdinho Caetano, está em Pernambuco. Ele se reúne com o secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, e outros representantes da segurança pública do estado para traçar as metas e os projetos.

De acordo com Damázio, o projeto pernambucano para a segurança, da ordem de R$ 744 milhões, foi planejado com antecedência. “Ele vai deixar um legado muito significativo para Pernambuco. Essas obras que estão sendo feitas, esses equipamentos que estão sendo adquiridos servirão para dar continuidade ao Pacto Pela Vida”, contou. A expectativa do secretário é de que o estado aumente em 30%, para a Copa, o efetivo da Polícia Militar (PM), que atualmente conta com 20 mil agentes.

Os policiais devem ser chamados através de novos concursos. Além disso, as vagas também serão abertas para as pessoas que já realizaram concursos da PM anteriormente. “Estamos esperando o posicionamento do governo com relação aos recursos necessários, mas é quase certo que, até o final do ano, a gente chame um pessoal para a Polícia Civil e Polícia Militar”, falou o secretário. Damázio ainda informou que o efetivo pernambucano é suficiente para realizar o torneio de forma segura: “nosso pessoal é suficiente para fazermos esse evento”.

Na reunião desta terça, o governo pernambucano espera apresentar as propostas de segurança pública para o secretário Valdinho Caetano. “Vamos nivelar nosso planejamento operacional. O estratégico nós já nivelamos […] Vamos tratar especificamente das operações. Nós vamos dizer o que planejamos para a área de inteligência, de policiamento externo, proteção de autoridade, segurança na mobilidade. A secretaria extraordinária vai dizer se está de acordo ou não e no que pode ajudar”, concluiu Damázio.

Centro de Comando e Controle Integrado
Na Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, será criado o Centro de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Num investimento de R$ 98 milhões, o local promete ser estruturado com equipamentos de última geração e salas especializadas. De acordo com Damázio, os recursos já foram disponibilizados e a licitação deverá sair em breve.

O secretário explicou como deve funcionar o centro. “Além de interagir com todo o país durante a Copa, ele poder ser usado no gerenciamento de crise. Qualquer evento fora da Copa, qualquer catástrofe, passam a ser gerenciados a partir dessa construção. Inclusive trabalharão profissionais não só da polícia, mas também das agências que interagem com a segurança pública, como mobilidade, saúde, serviços públicos”, falou.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.