Secretaria Estadual de Meio Ambiente vai criar banco de sementes crioulas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Objetivando preservar e disseminar a agrobiodiversidade genética do acervo de conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e quilombolas de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai criar um banco de sementes crioulas. A ação, que faz parte do Programa Caatinga Sustentável, foi anunciada pelo secretário Sérgio Xavier durante reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). O programa voltado para incentivar o desenvolvimento de comunidades vizinhas às unidades de conservação do semiárido, já tem alocado cerca de R$ 1 milhão apenas para comunidades e povos tradicionais.
“Pela primeira vez Pernambuco realiza ações exclusivamente dedicadas a estes povos, com o compromisso de não apenas fortalecer a preservação de seu saber ancestral, mas também apoiar o seu desenvolvimento, uma vez que eles têm muito a nos ensinar em termos de práticas sustentáveis e de conservação dos recursos naturais”, enfatiza Sérgio Xavier.
A secretaria vem realizando desde 2011 levantamentos para um diagnóstico sociocultural e ambiental dos territórios e comunidades tradicionais de Pernambuco. Inicialmente o banco de sementes vai implantado em cinco comunidades quilombolas, das 157 registradas no Estado. Em Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro; Castainho, em Garanhuns; Comunidade Indígena Pankararu, em Petrolândia; Riacho dos Porcos, em Sertânia; e na aldeia Fulni-ô de Águas Belas.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário