Semana de amamentação busca aumentar estoques de leite materno
O leite materno é imprescindível para a saúde do bebê. Além de ter todos os sais minerais e vitaminas que a criança precisa, também garante a imunidade do organismo dos pequenos, atuando como uma vacina. Segundo especialistas, as crianças devem ser alimentadas apenas com o leite materno até os seis meses de idade. Depois disso, a dieta precisa ser mesclada com outro alimentos. O tempo total ideal para a amamentação é de dois anos. Nesta terça-feira começa a Semana Mundial da Amamentação, comemorada desde 1992, em mais de 150 países. O objetivo é divulgar e apoiar o aleitamento materno. Com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”, o evento tem participação do Imip, que fará uma campanha.
A abertura das atividades da semana acontece hoje às 8h, na Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo da campanha é aumentar a quantidade de doações. “Todos os meses, recebemos menos do que precisamos. É importantíssimo que as mãe se conscietizem e doem o leite que não será necessário”, afirmou a coordenadora do ambulatório de aleitamento, Bernardete Dantas. Por ano, o hospital recebe cerca 300 mil litros. Há cerca de 170 mães são doadoras. Segundo a médica, a quantidade necessária só é suprida quando acontecem campanhas.
O aleitamento também é importante para a saúde das mães. Além de ajudar na interação e no apego com o filho ou filha, a amamentação previne o câncer de ovário e de mama e ainda ajuda a emagrecer.
Para doar, basta fazer a retirada do leite, guardá-lo em uma vasilha de vidro (de café solúvel), com tampa de plástico, no congelador, no máximo por 15 dias. Quem não tiver condições de levar o estoque à unidade pode ligar para a central de aleitamento para que um motorista busque os vidros em casa. O número da central é 2122.4719.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário