Semana Nacional de Doação de Medula Óssea tem início nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, tem início a Semana Nacional de Doação de Medula Óssea. Até o dia 21, serão realizados diversos eventos em todo o País com o objetivo de incentivar o cadastro da população no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
A campanha foi instituída pela Lei nº 11.930 de 2009, que ficou conhecida como Lei Pietro em homenagem ao filho do autor da iniciativa, deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS). Pietro foi vítima de leucemia mieloide aguda e faleceu após 14 meses de luta contra a doença. Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam que o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia a cada ano, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida com o transplante.
Beto acredita ser este importante momento de esclarecimento da sociedade sobre a simplicidade do procedimento para tornar-se doador. “Queremos despertar a solidariedade das pessoas e mostrar que um pequeno gesto pode salvar uma vida, já que esta é uma doença que pode bater à porta de qualquer um, a qualquer momento e sem aviso prévio”, explica.
O parlamentar comemora o crescimento do número de doadores cadastrados. “Em 2009 tínhamos apenas 750 mil doadores no Brasil. Hoje já são mais de 2,5 milhões”, destaca. Diante dessa nova realidade, o País alcançou a marca de terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.
Para ser um doador de medula basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário.
No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame fica armazenado no Redome, juntamente com os dados do doador, que será procurado caso apareça um paciente compatível.
Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.
A abertura da Semana Nacional de Doação de Medula Óssea será realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Durante a próxima semana, serão realizados vários eventos na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Nenhum comentário