Senai-PE abre mais de duas mil vagas para cursos técnicos gratuitos
O Senai Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (21), o edital de seleção para cursos técnicos. São mais de duas mil novas vagas gratuitas para escolas do Recife e interior do estado, em 16 modalidades diferentes. As inscrições seguem até 9 de dezembro, pelo site da Universidade de Pernambuco (Upenet). As provas ocorrem no dia 13 de janeiro.
“Nós queremos atender, com mais foco, a dois polos: a indústria naval e o polo automotivo. Então estamos abrindo 2.071 vagas para cursos técnicos totalmente gratuitos, mas também teremos um fortalecimento do número de vagas nas áreas de automação, eletrotécnica, eletromecânica… São cursos voltados para essas áreas”, disse Sérgio Gaudêncio, diretor regional do Senai.
Nesta edição, não há mais a exigência de idade máxima para candidatos às turmas da noite, que precisarão apenas ter concluído o ensino médio. Para as vagas da manhã e da tarde, é necessário estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em 2013 e ter entre 16 e 22 anos no ato da matrícula. A taxa de inscrição custa R$ 20, mas o Senai-PE concederá isenção do pagamento para até 10% do total de vagas ofertadas. A solicitação do benefício termina no próximo dia 28.
O Senai oferece vagas para início em 2013 nas unidades de Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo de Santo Agostinho e Paulista, na Região Metropolitana; de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste; e de Petrolina, no Sertão. As ofertas são para Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Química, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Telecomunicações, Vestuário e Segurança do Trabalho.
O local de realização das provas, que são de português e matemática, estará no Cartão de Informações, que será disponibilizado Upenet. O resultado da seleção deve sair a partir de 27 de janeiro de 2013.
Os aprovados precisam apresentar, no ato da matrícula, RG, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento ou Casamento, declaração de matrícula no Ensino Médio em 2013 (apenas para quem vai concorrer às vagas nos turnos da manhã e tarde), cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, duas fotos 3×4 (com o nome do candidato e opção de curso escritos no verso da foto) e autodeclaração de baixa renda no ato da matrícula.
As aulas estão previstas para começar no dia 4 de fevereiro (1° entrada) e 22 de julho (2° entrada). A ideia do Senai é qualificar 30 mil trabalhadores até 2015. Atualmente, os cursos mais procurados são Eletromecânica e Automação Industrial.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário