Sesc leva debates literários para o Sertão

A literatura como elemento de aproximação entre universos distintos. É essa a visão da Jornada Literária Portal do Sertão que, em sua quarta edição, começa hoje a passar por dez cidades e distritos do Sertão pernambucano. A abertura, em Buíque, traz visita de autores a escolas e debates e recitais no Anfiteatro Vigário João Inácio, incluindo a conversa de Marcus Accioly e Helder Herik, a partir das 19h30, e a apresentação de Chico Pedrosa, às 21h10.

O evento, parte do calendário literário do Sesc de Pernambuco, se estende até o dia 21 deste mês. Uma das novidades são as homenagens, uma para cada uma das cidades principais que hospedam o evento. Buíque começa celebrando a obra de Graciliano Ramos, que morou na cidade e é até nome de biblioteca por lá. Amanhã, o escritor e poeta Pedro Américo de Farias vai falar dos seus estudos recentes sobre o autor de Vidas secas.

Em Tupanatinga, é a vasta obra da autora infantil Lenice Gomes que será lembrada – neste sábado e domingo, a própria autora marcará presença no festival. Depois, entre os dias 15 e 16, Sertânia recebe o evento, com destaque para a produção de Waldemar Cordeiro. “Ele era um autor local de uma escrita especial, muito própria. O filho dele estará presente na programação”, destaca José Manuel Sobrinho, coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco.

A programação continua em Pesqueira, com homenagem a Ronaldo Correia de Brito nos dias 17 e 18. Na abertura do festival no município, o autor do recém-lançado Estive lá fora conversa com Marcondes Lima, Mônica Melo e Conrado Falbo.

Uma das celebrações mais importantes será a da obra de Raimundo Carrero em Pesqueira, de 19 a 21 deste mês. “Ele sofreu o AVC em 2010 quando trocava de roupa para ir para uma etapa da Jornada em Pesqueira”, lembra José Manuel. “É algo bastante simbólico que ele, já devidamente recuperado, vá novamente ao evento”. No dia 19, ele conversa com Marcelo Pereira, editor deste Caderno C, Gerusa Leal, Nivaldo Tenório e Thiago Corrêa. A programação ainda conta com um encerramento de peso, com conversa entre o pernambucano Marcelino Freire e o gaúcho Fabrício Carpinejar e show de Marco Polo Guimarães, que faz um tributo ao Ave Sangria.

Confira abaixo a programação da primeira etapa abaixo e o restante da programação no site do evento:

BUÍQUE

– Quarta-feira, 10/10

Sesc – 9h – Um escritor na minha escola
Mariane Bigio.
Mediação: Rose Mary Andrade Barbosa

Sesc – 9h – Um escritor na minha escola
Susana Morais
Mediação: Gisele Beserra de Lima

Arena das Letras – 14h30 – Parada para Leitura com Izabela Domingues
Mediação: José Manoel Sobrinho

Arena das Letras – 19h – Poesia nossa de cada dia
Uma conversa de Marcus Accioly e Helder Herik
Mediação: Inácio França

Arena das Letras – 20h30 – Violeiro, verso e viola / Viajam, versejam e voam
Cantoria com Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa

Salão Paroquial – 21h10 – Apresentação de Chico Pedrosa

– Quinta-feira, 11/10

Arena das Letras – 9h – Parada para Leitura com Izabela Domingues
Mediação: Emerson Silvestre

Salão Paroquial – 9h às 12h – Oficina A Menina Lua com Flávia Gomes

Salão Paroquial – 9h às 12h – Oficina com Biagio Pecorelli

Salão Paroquial – 16h – O DNA da poesia ou poesia se escreve no sangue
Roda de conversa e récita com Antonio Marinho, Jorge Filó e Marcos Passos
Mediação: José Maria Almeida Marque

Sesc – 14h30 – Um escritor na minha escola
Mariane Bigio
Mediação: Rose Mary Andrade Barbosa

Sesc – 19h – Um escritor na minha escola
Susana Morais
Mediação: Elisbete Nogueira

Biblioteca Graciliano Ramos – 19h – O Fabuloso encontro de Pedro Américo de Farias com Graciliano Ramos em Buíque
Apresentação: Naruna Freitas

Biblioteca Graciliano Ramos – 20h30 – Umas Histórias de Trancoso (Adriana Milet, Wellima Kely e o Mestre Nelson Rosa)

– Sexta-feira, 12/10

Arena das Letras – 9h – Parada para Leitura com Izabela Domingues.
Mediação: Márcia Rodrigues

Salão Paroquial – 9h às 12h – Oficina A Menina Lua com Flávia Gomes

Salão Paroquial – 9h às 12h – Oficina com Biagio Pecorelli

Arena das Letras – 14h30 – Baú Encantado: Conta daí que eu conto de cá (Adriano Cabral e Hilda Torres)

Biblioteca Graciliano Ramos – 14h30 – Parada para Leitura com Maria José Duarte sobre o livro Infância de Graciliano Ramos
Mediação: Inácio França

Biblioteca Graciliano Ramos – 16h – Interpretação de “O Inferno” por Naruna Freitas

Biblioteca Graciliano Ramos – 19h –  Um filho de Buíque visita Graciliano Ramos
Conversa com Cyl Gallindo.
Mediação: Luce Pereira

Arena das Letras – 20h30 – Cine Graciliano: Vidas Secas
Conversa com Cyl Gallindo.
Mediação: Luce Pereira

Fonte: JC online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.