Siameses de 1 ano e 3 meses são separados após 10 horas de cirurgia

Mãe dos gêmeos siameses Israel e Levi, de 1 ano e 3 meses, a professora Simone Barbosa, 34 anos, já sonha com a nova rotina dos filhos. Depois de passada a angústia das 10 horas da cirurgia realizada ontem para separar as crianças, nascidas unidas pela bacia e pelo abdômen, ela pôde respirar aliviada e comemorar: “Os meninos estão reagindo muito bem.

Eles estavam entubados e agora estão recebendo oxigênio. Estamos muito felizes”, contou Simone ao Correio.

Segundo o cirurgião pediátrico responsável pelo procedimento, Zacharias Calil, as crianças estão estáveis e se recuperam bem. Esse foi o oitavo caso bem-sucedido entre 22 cirurgias do tipo realizadas por Calil em Goiânia nos últimos 12 anos.

Os primeiros dias de pós-operatório são considerados os mais críticos, por conta dos riscos de infecções. Internados na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Materno-Infantil, em Goiânia, os bebês ficarão sob observação pelos próximos 30 dias. “Agora, o organismo deles vai sofrer para se acostumar com a nova organização. Mas só de terem resistido a tudo isso faz deles verdadeiros guerreiros”, afirmou Calil.

A cirurgia foi acompanhada por 12 médicos e duas equipes de anestesistas. “É uma cirurgia muito delicada e complexa. Até porque, estamos falando de crianças. O caso deles era raro”, afirmou André Luiz Braga das Dores, chefe da anestesia. Os gêmeos eram siameses do tipo isquiópagos, unidos pelo osso da pelve. Além disso, eles compartilhavam o intestino grosso e a bexiga. Segundo Calil, o quadro era complexo porque os órgãos se comunicavam. Ele explicou que os bebês possuíam apenas uma uretra e a urina só era expelida por um orifício. Mas, de acordo com o especialista, o fato de o fígado dos meninos ser duplicado e de eles possuírem quatro pernas foram facilitadores do processo cirúrgico.

A expectativa do médico é a melhor possível. Segundo ele, os meninos não devem ter problemas no futuro por conta da separação. Porém, a previsão de Calil é de que, provavelmente, os dois terão que realizar novas cirurgias de reconstrução em áreas como a púbis.

A preparação para a cirurgia começou em janeiro de 2011, logo após o nascimento dos meninos, em 23 de dezembro de 2010. O médico contou que Simone saiu de Fortaleza para procurá-lo ainda grávida. “Ela me achou na internet e, depois de conhecer meu trabalho, veio para Goiânia”, disse o especialista. Calil afirmou ainda que a previsão inicial para operar os gêmeos era em novembro do ano passado, porém, o médico achou que não havia excesso de pele suficiente para o fechamento do abdômen. “Na época, colocamos expansores de silicone debaixo da pele. Funciona como uma prótese, mas eles estão vazios. Assim, vamos insuflando para a pele crescer”, explicou.

SUS
Os detalhes da cirurgia foram preparados pela equipe do hospital, que utilizou um biomodelo feito a partir das informações captadas por ultrassonografia e ressonância magnética. Trata-se de uma réplica exata e em tamanho real dos siameses, que foi utilizada para a demarcação, passo a passo, dos procedimentos. A cirurgia foi toda realizada por meio do Sistema Único de Saúde, com a ajuda do governo de Goiás. Segundo estimativa do próprio Calil, uma cirurgia de separação como essa dos irmãos Israel e Levi custa em torno de R$ 700 mil em um hospital da rede privada.

Chance pequena de sobrevida

A ocorrência do nascimento de bebês siameses no mundo varia de 1 para cada 50 mil até 1 para cada 100 mil gestações. Um estudo brasileiro aponta que as chances de sobrevida são de menos de 10%. Gêmeos podem ser siameses por causa de uma separação tardia do zigoto (célula que resulta da união do óvulo com o espermatozoide). Nas gestações normais de gêmeos, isso acontece até o nono dia após a fecundação. Nos siameses, é por volta do 12º dia. Ultrassons para detectar esse tipo de malformação têm sido feitos desde 1974. Atualmente, a maioria dos casos é identificada precocemente. Muitas mulheres acabam abortando após o resultado — o que é permitido pela legislação brasileira, com autorização judicial.

“O organismo deles vai sofrer para se acostumar com a nova organização. Mas só de terem resistido a tudo isso faz deles verdadeiros guerreiros”

Zacharias Calil,
cirurgião responsável pelo procedimento de separação dos gêmeos siameses.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.