Sindicato acusa Gol de ter subido tarifas em até 297%

Representantes dos trabalhadores do setor aéreo recorreram nesta segunda-feira (26) ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para tentar anular a compra da Webjet pela Gol, alegando que o negócio fere o interesse do consumidor.

Eles entregaram ao presidente do órgão, Vinicius Marques de Carvalho, pesquisa de preços que mostra que no dia 17 de outubro, data em que a Gol assumiu a venda de bilhetes da Webjet, o preço da passagem no trecho Guarulhos-Santos Dumont subiu 211%. E outras tarifas tiveram reajuste de até 297% no mesmo trecho nos dias seguintes.

O preço do bilhete no voo 5767 da Webjet, com partida prevista para o dia 18 de outubro, às 11h20, saltou de R$ 183,99 para R$ 571,90 no site da Gol, segundo o levantamento entregue pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas ao Cade.

Os representantes dos trabalhadores pediram ao Cade acesso ao processo que resultou na aprovação da compra da Webjet pela Gol, porque, segundo o presidente do sindicato, Gelson Fochesato, há indícios de falhas decorrentes de informações incorretas que teriam sido prestadas pela Gol e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Houve diminuição da oferta para os usuários, e os preços subiram. O Cade não pode concordar com isso.” O sindicato baseia-se no fato de o Cade ter aprovado a compra a partir da premissa de que os preços cobrados pelas duas empresas eram semelhantes, o que a pesquisa contradiz.

Ex-funcionários protestam

Para ter acesso ao processo, o sindicato vai apresentar petição ao Cade até esta terça-feira (27). O objetivo é forçar o órgão a rever a decisão e buscar a reintegração dos trabalhadores demitidos pela Gol. Fochesato destacou que, durante a tramitação do processo no Cade, a Gol havia prometido manter 16 aviões da Webjet em operação e dissera que as demissões seriam pontuais.

O Cade não quis comentar a declaração do sindicalista, e o voto do relator do processo, conselheiro Ricardo Ruiz, está sendo revisado. Por sua assessoria, o Cade informou que o órgão não analisa preços individualizados e que, durante o processo, avaliou a concorrência e os preços cobrados por todo o setor. A assessoria da Gol disse que vai analisar as tabelas para só então se pronunciar. A Anac não quis comentar.

O Ministério do Trabalho também tentará reverter as demissões de 850 funcionários da Webjet, anunciadas na última sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias Nascimento Melo, já entrou em contato com a companhia e com o sindicato. A reunião deve ocorrer esta semana em Brasília.

Cerca dos 100 pilotos e comissários demitidos da Webjet protestaram ontem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para reverter o desmanche do quadro de empregados da empresa. Aeroportos do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte também tiveram manifestações. Em São Paulo, o protesto saiu da sede do sindicato e até o aeroporto. Segundo o sindicato, na próxima quinta-feira haverá nova manifestação no Santos Dumont.

Fonte: Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.